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TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Maria João Barbosa

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A forma como os designers pretendem que os seus produtos sejam interpretados e a forma como são entendidos pelos consumidores não são sempre correspondentes. Neste sentido, é objetivo da unidade curricular que o estudante compreenda a complexidade desta relação e os motivos que estão subjacentes ao sucesso e insucesso de determinado produto.

Objectivos Específicos

Tomar como ponto de partida a distinção entre duas perspectivas sobre os produtos: designer e usuário;
Perceber que frequentemente há uma descoordenação entre estas duas perspectivas que constitui uma importante fonte de dados sobre as reações afetivas que as pessoas têm aos produtos e sobre as suas interacções com eles;
Entender a perspectiva do Designer;
Entender a perspectiva do Usuário;
Compreender a relação entre Emoção e Design e o papel da Comunicação nesta relação.

Competências a adquirir

Compreender que as intervenções sistemáticas sobre a imagem dos produtos experimentaram nas últimas duas décadas um significativo processo evolutivo;
Entender o impacto sobre os produtos da expansão da comunicação social e do seu acesso;
Perceber de que forma deve o designer incorporar nos seus produtos uma dimensão comunicacional inteligível pelo público alvo.


Metodologia de Ensino

Método expositivo: com recurso a materiais diversos, possibilitando a transmissão de conhecimentos de forma estruturada e contínua.
Método interrogativo: questionando sistematicamente os discentes.
Método ativo: os discentes devem tomar a iniciativa de resolução de exercícios, de forma a permitir uma melhor
consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da configuração do ambiente projectual:
- as necessidades e aspirações dos usuários;
- processo de transformação por meio do qual uma ideia se transforma em objectos de uso;
- satisfação de necessidades.

2. Produto de consumo:
- produtos de uso individual;
- produtos para uso de determinado grupo;
- produtos para uso indirecto.

3. Configuração simbólico-funcional dos produtos:
- circunstâncias sócio-económicas;
- estratos sociais e status social;
- status social e prestígio;
- produtos como símbolos;
- o designer como criador de símbolos.

4. Estética do Design:
- comunicação estética;
- a estética do objecto;
- percepção estética;
- perceber, ver e tornar consciente;
- percepção dirigida por interesses;
- importância da escassez e da abundância de informação;
- aspectos intelectuais e emocionais da percepção.

5. Teoria da Comunicação:
- discurso e semiose;
- semiose artificial e sistema semiótico;
- o campo de intervenção, o imaginário recorrente;
- corpo semiótico e modo de significação.

Métodos de Avaliação

A avaliação é realizada de acordo com:
- o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências das Universidades Lusíada;
- as Regras Específicas de Avaliação do Curso de Design.
Neste sentido, a avaliação contínua da unidade curricular realizar-se-á através de dois testes escritos de avaliação de conhecimentos que monitorizem a aprendizagem dos conteúdos leccionados.

Recursos Didácticos

1.Apresentação de investigação teórica e projectos que sobre os conteúdos programáticos se encontrem a ser realizados;

2.Exibição de filmes culturalmente importantes para a formação e relacionados com os temas em curso.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Percepção;
Emoção;
Comunicação;
Semiótica.

Bibliografia Principal

Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t
Edição 1.ª edição
Local Nova Iorque
Editora Basic Books
Ano 2005
Autor LOBACH, Bernd
Título Design Industrial, bases para a configuração dos p
Edição 1ª edição
Local S. Paulo, Brasil
Editora Editora Edgard Blucher, Lda
Ano 2002
Autor CHAVES, Norberto
Título La imagen corporativa.
Edição 3ª edição
Local Barcelona
Editora Editorial Gustavo Gili
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor PIGNATARI, Décio
Título Semiótica da Arte e da Arquitectura
Edição 4ª Ed.
Local Brasil
Editora Cotia: Ateliê Editorial
Ano 2009
Autor BROCKMANN, Josef Muller
Título Historia de la comunicación visual