Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A forma como os designers pretendem que os seus produtos sejam interpretados e a forma como são entendidos pelos consumidores não são sempre correspondentes. Neste sentido, é objetivo da unidade curricular que o estudante compreenda a complexidade desta relação e os motivos que estão subjacentes ao sucesso e insucesso de determinado produto.
Objectivos Específicos
Tomar como ponto de partida a distinção entre duas perspectivas sobre os produtos: designer e usuário;
Perceber que frequentemente há uma descoordenação entre estas duas perspectivas que constitui uma importante fonte de dados sobre as reações afetivas que as pessoas têm aos produtos e sobre as suas interacções com eles;
Entender a perspectiva do Designer;
Entender a perspectiva do Usuário;
Compreender a relação entre Emoção e Design e o papel da Comunicação nesta relação.
Competências a adquirir
Compreender que as intervenções sistemáticas sobre a imagem dos produtos experimentaram nas últimas duas décadas um significativo processo evolutivo;
Entender o impacto sobre os produtos da expansão da comunicação social e do seu acesso;
Perceber de que forma deve o designer incorporar nos seus produtos uma dimensão comunicacional inteligível pelo público alvo.
Metodologia de Ensino
Método expositivo: com recurso a materiais diversos, possibilitando a transmissão de conhecimentos de forma estruturada e contínua.
Método interrogativo: questionando sistematicamente os discentes.
Método ativo: os discentes devem tomar a iniciativa de resolução de exercícios, de forma a permitir uma melhor
consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos da configuração do ambiente projectual:
- as necessidades e aspirações dos usuários;
- processo de transformação por meio do qual uma ideia se transforma em objectos de uso;
- satisfação de necessidades.
2. Produto de consumo:
- produtos de uso individual;
- produtos para uso de determinado grupo;
- produtos para uso indirecto.
3. Configuração simbólico-funcional dos produtos:
- circunstâncias sócio-económicas;
- estratos sociais e status social;
- status social e prestígio;
- produtos como símbolos;
- o designer como criador de símbolos.
4. Estética do Design:
- comunicação estética;
- a estética do objecto;
- percepção estética;
- perceber, ver e tornar consciente;
- percepção dirigida por interesses;
- importância da escassez e da abundância de informação;
- aspectos intelectuais e emocionais da percepção.
5. Teoria da Comunicação:
- discurso e semiose;
- semiose artificial e sistema semiótico;
- o campo de intervenção, o imaginário recorrente;
- corpo semiótico e modo de significação.
Métodos de Avaliação
A avaliação é realizada de acordo com:
- o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências das Universidades Lusíada;
- as Regras Específicas de Avaliação do Curso de Design.
Neste sentido, a avaliação contínua da unidade curricular realizar-se-á através de dois testes escritos de avaliação de conhecimentos que monitorizem a aprendizagem dos conteúdos leccionados.
Recursos Didácticos
1.Apresentação de investigação teórica e projectos que sobre os conteúdos programáticos se encontrem a ser realizados;
2.Exibição de filmes culturalmente importantes para a formação e relacionados com os temas em curso.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Percepção;
Emoção;
Comunicação;
Semiótica.
Bibliografia Principal
Autor | NORMAN, Donald A. |
---|---|
Título | Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t |
Edição | 1.ª edição |
Local | Nova Iorque |
Editora | Basic Books |
Ano | 2005 |
Autor | LOBACH, Bernd |
Título | Design Industrial, bases para a configuração dos p |
Edição | 1ª edição |
Local | S. Paulo, Brasil |
Editora | Editora Edgard Blucher, Lda |
Ano | 2002 |
Autor | CHAVES, Norberto |
Título | La imagen corporativa. |
Edição | 3ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Editorial Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | PIGNATARI, Décio |
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Título | Semiótica da Arte e da Arquitectura |
Edição | 4ª Ed. |
Local | Brasil |
Editora | Cotia: Ateliê Editorial |
Ano | 2009 |
Autor | BROCKMANN, Josef Muller |
Título | Historia de la comunicación visual |