Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A forma como os designers pretendem que os seus produtos sejam interpretados e a forma como são entendidos pelos consumidores não são sempre correspondentes. Neste sentido, é objetivo da unidade curricular que o estudante compreenda a complexidade desta relação e os motivos que estão subjacentes ao sucesso e insucesso de determinado produto no(s) mercado(s).

Objectivos Específicos

Compreender a distinção entre duas perspetivas sobre os produtos: designer e usuário;
Perceber que frequentemente há uma descoordenação entre estas duas perspetivas que constitui uma importante fonte de dados sobre as reações afetivas que as pessoas têm aos produtos e sobre as suas interações com eles;
Entender a perspetiva do Designer;
Entender a perspetiva do Usuário;
Compreender a relação entre Emoção e Design e o papel da Comunicação nesta relação.

Competências a adquirir

Compreender que as intervenções sistemáticas sobre a imagem dos produtos experimentaram nas últimas duas décadas um significativo processo evolutivo;
Entender o impacto sobre os produtos da expansão da comunicação social e do seu acesso;
Perceber de que forma deve o designer incorporar nos seus produtos uma dimensão comunicacional inteligível pelo público-alvo.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da configuração do ambiente projectual:
- as necessidades e aspirações dos usuários;
- processo de transformação por meio do qual uma ideia se transforma em objetos de uso;
- satisfação de necessidades.

2. Produto de consumo:
- produtos de uso individual;
- produtos para uso de determinado grupo;
- produtos para uso indireto.

3. Configuração simbólico-funcional dos produtos:
- circunstâncias socioeconómicas;
- classes sociais e status social;
- status social e prestígio;
- produtos como símbolos;
- o designer como criador de símbolos.

4. Estética do design:
- comunicação estética;
- a estética do objeto;
- perceção estética;
- perceber, ver e tornar consciente;
- perceção dirigida por interesses;
- importância da escassez e da abundância de informação;
- aspetos intelectuais e emocionais da perceção.

5. Teoria da comunicação:
- discurso e semiose;
- semiose artificial e sistema semiótico;
- o campo de intervenção, o imaginário recorrente;
- corpo semiótico e modo de significação.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a participação nas aulas (com carácter informativo); b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audiovisuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Perceção. Emoção. Comunicação. Semiótica.

Bibliografia Principal

Autor LOBACH, Bernd
Título Design Industrial, bases para a configuração dos p
Edição 1ª ed
Local São Paulo, Brasil
Editora Edgard Blucher
Ano 2004
Autor NORMAN, Donald A.
Título The design of everyday things
Edição Revised and exp
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2013
Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t
Edição 1ª ed.
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor PIGNATARI, Décio
Título Semiótica da Arte e da Arquitectura
Edição 4ª ed.
Local Brasil
Editora Cotia: Ateliê Editorial
Ano 2009
Autor BROCKMANN, Josef Muller
Título Historia de la comunicación visual