Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A forma como os designers pretendem que os seus produtos sejam interpretados e a forma como são entendidos pelos consumidores não são sempre correspondentes. Neste sentido, é objetivo da unidade curricular que o estudante compreenda a complexidade desta relação e os motivos que estão subjacentes ao sucesso e insucesso de determinado produto no(s) mercado(s).

Objectivos Específicos

- Compreender a distinção entre duas perspetivas sobre os produtos: designer e usuário;
- Perceber que frequentemente há uma descoordenação entre estas duas perspetivas que constitui uma importante fonte de dados sobre as reações afetivas que as pessoas têm aos produtos e sobre as suas interações com eles;
- Entender a perspetiva do Designer e a do Usuário;
- Compreender a relação entre emoção/design e o papel da comunicação nesta relação.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Perceber o processo evolutivo das intervenções sistemáticas da imagem dos produtos;
- Reconhecer a dimensão semiótica no poder comunicativo dos produtos;
- Compreender a importância da dimensão comunicacional inteligível dos produtos pelo público-alvo.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios básicos da teoria da comunicação
- A comunicação e a sua evolução;
- A comunicação enquanto fenómeno;
- A comunicação como processo.

2. Comunicação e semiótica
- Semiologia e semiótica;
- Semiótica aplicada;
- A comunicação do produto no(s) mercado(s);

3. A ideia, o objeto e o usuário
- O objeto e a satisfação de necessidades do usuário;
- As funções do objeto e o seu poder comunicativo;
- A estética e a perceção estética do objeto.

4. O processo de comunicação na relação designer/produto/usuário.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a participação nas aulas (com carácter informativo); b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audiovisuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Perceção. Emoção. Comunicação. Semiótica.

Bibliografia Principal

Autor LOBACH, Bernad
Título Design Industrial, bases para a configuração dos p
Edição 1ª ed
Local São Paulo, Brasil
Editora Edgard Blucher
Ano 2004
Autor NORMAN, Donald A.
Título The design of everyday things
Edição Revised and exp
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2013
Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t
Edição 1ª ed.
Local New York
Editora Basic Books
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor PIGNATARI, Décio
Título Semiótica da Arte e da Arquitectura
Edição 4ª ed.
Local Brasil
Editora Cotia: Ateliê Editorial
Ano 2009
Autor BROCKMANN, Josef Muller
Título Historia de la comunicación visual