Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A forma como os designers pretendem que os seus produtos sejam interpretados e a forma como são entendidos pelos consumidores não são sempre correspondentes. Neste sentido, é objetivo da unidade curricular que o estudante compreenda a complexidade desta relação e os motivos que estão subjacentes ao sucesso e insucesso de determinado produto no(s) mercado(s).
Objectivos Específicos
- Compreender a distinção entre duas perspetivas sobre os produtos: designer e usuário;
- Perceber que frequentemente há uma descoordenação entre estas duas perspetivas que constitui uma importante fonte de dados sobre as reações afetivas que as pessoas têm aos produtos e sobre as suas interações com eles;
- Entender a perspetiva do Designer e a do Usuário;
- Compreender a relação entre emoção/design e o papel da comunicação nesta relação.
Competências a adquirir
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Perceber o processo evolutivo das intervenções sistemáticas da imagem dos produtos;
- Reconhecer a dimensão semiótica no poder comunicativo dos produtos;
- Compreender a importância da dimensão comunicacional inteligível dos produtos pelo público-alvo.
Metodologia de Ensino
A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.
Conteúdos Programáticos
1. Princípios básicos da teoria da comunicação
- A comunicação e a sua evolução;
- A comunicação enquanto fenómeno;
- A comunicação como processo.
2. Comunicação e semiótica
- Semiologia e semiótica;
- Semiótica aplicada;
- A comunicação do produto no(s) mercado(s);
3. A ideia, o objeto e o usuário
- O objeto e a satisfação de necessidades do usuário;
- As funções do objeto e o seu poder comunicativo;
- A estética e a perceção estética do objeto.
4. O processo de comunicação na relação designer/produto/usuário.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a participação nas aulas (com carácter informativo); b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.
Recursos Didácticos
Aulas expositivas (Recursos audiovisuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Perceção. Emoção. Comunicação. Semiótica.
Bibliografia Principal
Autor | LOBACH, Bernad |
---|---|
Título | Design Industrial, bases para a configuração dos p |
Edição | 1ª ed |
Local | São Paulo, Brasil |
Editora | Edgard Blucher |
Ano | 2004 |
Autor | NORMAN, Donald A. |
Título | The design of everyday things |
Edição | Revised and exp |
Local | New York |
Editora | Basic Books |
Ano | 2013 |
Autor | NORMAN, Donald A. |
Título | Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t |
Edição | 1ª ed. |
Local | New York |
Editora | Basic Books |
Ano | 2004 |
Bibliografia Complementar
Autor | PIGNATARI, Décio |
---|---|
Título | Semiótica da Arte e da Arquitectura |
Edição | 4ª ed. |
Local | Brasil |
Editora | Cotia: Ateliê Editorial |
Ano | 2009 |
Autor | BROCKMANN, Josef Muller |
Título | Historia de la comunicación visual |