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CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Refletir sobre a prática do design contemporâneo dentro de um contexto social, cultural e económico.

Objectivos Específicos

- Enquadrar o aparecimento e desenvolvimento de projetos e produtos de design no contexto cultural, social, político e económico da sociedade portuguesa contemporânea.
- Refletir sobre a relação existente entre as especificidades sociais, culturais e históricas da população portuguesa e as criações do design nacional.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos, no final do semestre, sejam capazes de:
- Compreender de que a forma os produtos de design contribuem para a significação / qualificação de um determinado meio social e cultural.
- Compreender de que forma as novas tecnologias e materiais afetam o conceito tradicional de objeto.
- Identificar, analisar e compreender as especificidades que caracterizam o design em Portugal, relacionando-as com a sua história cultural.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

- Perspetiva histórico-social e cultural da prática do design em Portugal.
- A institucionalização do design e do ensino do design em Portugal.
- O papel do design na sociedade portuguesa.
- Design e identidade. O design português e a identidade nacional.
- O design e a indústria: design de autor versus design para massas.
- Globalização: design global vs design local.
- Design ecológico e o design sustentável em Portugal.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Teoria do Design será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua:
a) a assiduidade e a participação nas aulas (com caráter informativo);
b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate;
c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos;
d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audio-visuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos leccionados para apresentação e debate.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

História. Cultura. Identidade. Sociedade.

Bibliografia Principal

Autor AAVV
Título Design em Aberto – uma antologia
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Centro Português de Design
Ano 1993
Autor AAVV
Título O Tempo do Design
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Centro Português de Design
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor AAVV
Título Sebastião Rodrigues
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 1995
Autor AAVV
Título Daciano da Costa Designer
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2001