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CULTURA PORTUGUESA DO DESIGNER - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Refletir sobre a prática do design contemporâneo dentro de um contexto social, cultural e económico.
Objectivos Específicos
- Enquadrar o aparecimento e desenvolvimento de projetos e produtos de design no contexto cultural, social, político e económico da sociedade portuguesa contemporânea.
- Refletir sobre a relação existente entre as especificidades sociais, culturais e históricas da população portuguesa e a prática do design nacional.
Competências a adquirir
Pretende-se que os alunos, no final do semestre, sejam capazes de:
- Compreender de que a forma os produtos de design contribuem para a significação / qualificação de um determinado meio social e cultural.
- Compreender de que forma as novas tecnologias e materiais afetam o conceito tradicional de objeto.
- Identificar, analisar e compreender as especificidades que caracterizam o design em Portugal, relacionando-as com a sua história cultural.
Metodologia de Ensino
A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.
Conteúdos Programáticos
- Perspetiva histórico-social e cultural da prática do design em Portugal.
- A institucionalização do design e do ensino do design em Portugal.
- O papel do design na sociedade portuguesa.
- Design e identidade. O design português e a identidade nacional.
- O design e a indústria: design de autor versus design para massas.
- Globalização: design global vs design glocal.
- Design ecológico e o design sustentável em Portugal.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular de Cultura Portuguesa do Designer será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua:
a) a assiduidade e a participação nas aulas (com carácter informativo);
b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate;
c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos;
d) a Prova de Frequência.
Recursos Didácticos
Aulas expositivas (Recursos audio-visuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos leccionados para apresentação e debate.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
História. Cultura. Identidade. Sociedade.
Bibliografia Principal
Autor | AAVV |
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Título | Design em Aberto – uma antologia |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Centro Português de Design |
Ano | 1993 |
Autor | AAVV |
Título | O Tempo do Design |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Centro Português de Design |
Ano | 2000 |
Autor | VILAR, Emílio Távora |
Título | Design et al. |
Local | Lisboa |
Editora | Publicações Dom Quixote |
Ano | 2014 |