Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
INTRODUÇÃO À ECONOMIA - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Assistentes: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A unidade curricular de Introdução à Economia tem por objectivo dar aos estudantes um ensaio geral sobre os conceitos básicos da economia. Os estudantes nesta fase inicial do seu curso universitário devem, com o estudo das matérias contidas nesta unidade curricular, ser capazes de se tornarem “naturalistas económicos”.
Objectivos Específicos
Através da unidade curricular de Introdução à Economia pretende-se fornece um conhecimento geral dos principais conceitos associados à microeconomia e à macroeconomia.
Competências a adquirir
Pretende-se que os estudantes compreendam: os conceitos de escassez, eficiência e equidade; o comportamentos dos principais agentes económicos; o funcionamentos dos mercados; e os principais objectivos macroeconómicos.
Metodologia de Ensino
Nas aulas teórico-práticas a matéria exposta é sempre acompanhada de uma ilustração com casos reais. As aulas tutoriais destinam-se ao esclarecimento de dúvidas e à discussão prática das questões leccionadas nas aulas teórico-práticas. Será indicado aos alunos as leituras adequadas no âmbito da Bibliografia do Curso como forma de complementar os conteúdos transmitidos nas aulas.
Conteúdos Programáticos
1. Microeconomia
1.1. Princípios Básicos da Economia
1.2. Princípios Básicos dos Mercados Individuais
1.2.1. Procura
1.2.2. Oferta
1.2.3. Equilíbrio do Mercado
1.2.4. Elasticidades
1.2.4.1. Elasticidade preço da procura
1.2.4.2. Elasticidade rendimento
1.2.4.3. Elasticidade preço cruzada
1.2.4.4. Elasticidade oferta
1.3. Bem Estar Social
1.3.1. Excedente do Consumidor
1.3.2. Excedente do Produtor
1.4. Intervenção Estatal no Mercado
1.4.1. Preço Máximo
1.4.2. Preço Mínimo
1.5. Teoria do Produtor de Curto Prazo
1.6. Teoria do Consumidor
2. Macroeconomia
2.1. Visão Global da Macroeconomia
2.2. A Representação da Atividade Económica
2.3. A Medição da Atividade Económica
Métodos de Avaliação
Duas provas de avaliação intercalar.
Recursos Didácticos
Material disponibilizado nas aula e bibliografia recomendada.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Microeconomia
Macroeconomia
Mercado
Procura
Oferta
Bem Estar Social
Estado
Produto Interno Bruto
Bibliografia Principal
Autor | SAMUELSON, Paul ; NORDHAUS, William |
---|---|
Título | Economia |
Edição | 19ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Eurobooks |
Ano | 2012 |
Autor | MANKIW, Gregory |
Título | Principles of Economics |
Edição | 8ª Ed. |
Editora | Cengage |
Ano | 2017 |
Autor | Pinho, Micaela |
Título | Microeconomia: Teoria e Prática Simplificada |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo Editora |
Ano | 2012 |