Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
INTRODUÇÃO À ECONOMIA - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Assistentes: Mestre Marta Quaresma
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Ciência Económica permite construir uma visão do mundo coerente através dos valores fundamentais que subjazem à escolha de um Povo sobre o modelo de organização económica, política e social que idealizam. Para isso desenvolveu instrumentos rigorosos, modelos analíticos que permitem identificar problemas e encontrar soluções em função de critérios eficiência e de equidade.
Objectivos Específicos
Conhecer o Mercado e os seus atores racionais.
Estudar a dinâmica do mercado e a formação de preços - análise microeconómica.
Distinguir modelos de mercado quanto à estrutura organizacional dos produtores.
Determinar o papel do Estado numa Economia.
Dominar os modelos estruturantes macroeconómicos.
Analisar o Crescimento e o Desenvolvimento de uma Nação e os respetivos indicadores.
Competências a adquirir
Capacidade de aplicação à economia real dos conceitos e modelos estudados, visando a deteção de problemas e desiquilíbrios e identificando soluções alternativas e respetivos tradeoffs.
Capacidade de analisar o impacto de políticas económicas ou variáveis externas no ambiente de negócios e na atividade empresarial.
Capacidade de aplicação dos modelos microeconómicos ao nível da Gestão Empresarial e do Marketing.
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas;
Articulação da teoria com a realidade económica nacional e internacional;
Análise e debate de estudos de casos.
Conteúdos Programáticos
Parte I
1 - A Economia - análise concetual;
2 - Oferta e Procura - os atores e determinantes das variações na oferta e procura;
3 - O Mercado e a formação dos preços;
4 - Elasticidade preço-procura e elasticidade preço-oferta - análise concetual e geométrica e sua aplicabilidade no mundo real;
5 - Medir o bem-estar de produtores e consumidores - os excedentes;
6 - A tomada de decisões - custos de oportunidade e a análise marginal;
7 - A curva da oferta e o produtor - inputs, custos e lucros.
8 - O consumidor racional - preferências do consumidor e escolhas do consumidor - a análise microeconómica.
9 - A estrutura de mercado - concorrência pefeita; monopólio e lucro; oligopólio e conluio; concorrência monopolística e diferenciação de produto.
Métodos de Avaliação
2 testes de avaliação contínua (50%/50%)
Desenvolvimento e apresentação de temas de atualidade, visando a aplicação da teoria à realidade.
Recursos Didácticos
Quadro;
Bibliografia recomendada;
Notícias de atualidade nacional e internacional;
Aprendizagem e utilização ativa de consulta de bases de dados nacionais e internacionais: INE; EUROSTAT;OCDE;UNDP;FMI.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Microeconomia
Macroeconomia
Economia
Consumo
Investimento
Concorrência
Monopólio
Oligopólio
Crescimento
Desenvolvimento
Bibliografia Principal
Autor | Samuelson |
---|---|
Título | Economia |
Edição | 19ª |
Editora | MC Graw Hill |
Ano | 2011 |
Autor | Gregory Mankiw |
Título | Introdução à Economia (tradução brasileira da 6ª e |
Edição | 6ª USA |
Local | Brasil |
Editora | Cencage Learning |
Ano | 2014 |
Autor | Paul Krugman and Robin Wells |
Título | Economics |
Edição | 4th |
Editora | W.H.Freeman & Co Ltd |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Porto,Manuel |
---|---|
Título | Economia:Um texto Introdutório |
Edição | 4ª |
Local | Coimbra |
Editora | Almedina |
Ano | 2017 |
Autor | Paul Krugman, Joseph E. Stiglitz, Thomas Piketty |
Título | Debate Sobre a Desigualdade e o Futuro da Economia |