Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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MARKETING - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A cadeira de Marketing pretende que os alunos:
- compreendam a importância do marketing mo contexto organizacional
- compreendam a articulação entre planeamento estratégico e planeamento operacional.

Objectivos Específicos

Pretende-se que os alunos se familiarizem com o marketing-mix e com as áreas de conhecimento que vão alimentar a construção do plano de marketing. E, que consigam compreender as informações que levam à definição de uma estratégia de marketing.

Competências a adquirir

Conhecimentos técnicos de marketing específicos das áreas de estudos de mercado, tratamento das variáveis do “marketing-mix”: produto, preço, comunicação e distribuição. Competências de recolha de dados e sistematização dos mesmos em planos estratégicos, tácticos e operacionais. Competências de decisão de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I – O marketing: conceito e evolução.

II - O estudo do mercado, a estrutura e características. Factores de evolução do mercado e oportunidades de investimento.

III - A segmentação e posicionamento.
Critérios de segmentação tradicionais e contemporâneos.
O posicionamento: a percepção do consumidor e a necessidade de diferenciação.

IV – O marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação.

V - O produto
A natureza e importância da política de produto.
As componentes da política do produto.
Matriz Ansoff e matriz Kim & Clark.

VI – O preço
O Estado, as empresas e os preços.
O preço no “marketing-mix”.
Os critérios de determinação de preços: custos, procura e concorrência.

VII – A distribuição
A descrição e análise de canais de distribuição.
Diferentes canais de distribuição/diferentes tipos de intermediários.
A evolução da distribuição em termos globais.
O caso português.

VIII – A Comunicação
Natureza e importância da comunicação
A elaboração de uma estratégia global de comunicação
Os meios de comunicação de marketing
O “mix” de comunicação e a repartição de investimentos

IX – A estratégia e a importância do plano de Marketing
Da estratégia de empresa à estratégia de Marketing.
A elaboração de uma estratégia de Marketing.
Como desenvolver um plano de marketing de acordo com opções estratégicas da empresa.

X - A auditoria de marketing: avaliar para garantir o sucesso.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua: 2 testes escritos. Será tida em consideração também trabalho em aula, bem como intervenções a nível da resolução de casos práticos.

Recursos Didácticos

Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Mercados, posicionamento, segmentação, “marketing-mix”, estratégia e plano de marketing

Bibliografia Principal

Autor RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro
Título Mercator de Língua Portuguesa
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2015
Autor CANTISTA, Isabel; RODRIGUES; Paula
Título Casos Europeus de Marketing
Edição 2ª Ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Minerva
Ano 2014
Autor BRITO, Carlos, Henrique Figueiredo e Paulo Lencast
Título Novos Horizontes do Marketing
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor LAMB, Charles W. e Joe F. Hair
Título Marketing 8
Edição 8ª Ed.
Local Boston, Massachussets, USA
Editora Cengage Learning
Ano 2014
Autor KERIN, Roger, Steven Hartley, William Rudelius, Er
Título Marketing the Core
Edição 5ª Ed.
Local USA
Editora McGraw-Hill
Ano 2012