Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
MARKETING - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A cadeira de Marketing pretende que os alunos:
- compreendam a importância do marketing mo contexto organizacional
- compreendam a articulação entre planeamento estratégico e planeamento operacional.
Objectivos Específicos
Pretende-se que os alunos se familiarizem com o marketing-mix e com as áreas de conhecimento que vão alimentar a construção do plano de marketing. E, que consigam compreender as informações que levam à definição de uma estratégia de marketing.
Competências a adquirir
Conhecimentos técnicos de marketing específicos das áreas de estudos de mercado, tratamento das variáveis do “marketing-mix”: produto, preço, comunicação e distribuição. Competências de recolha de dados e sistematização dos mesmos em planos estratégicos, tácticos e operacionais. Competências de decisão de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I – O marketing: conceito e evolução.
II - O estudo do mercado, a estrutura e características. Factores de evolução do mercado e oportunidades de investimento.
III - A segmentação e posicionamento.
Critérios de segmentação tradicionais e contemporâneos.
O posicionamento: a percepção do consumidor e a necessidade de diferenciação.
IV – O marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação.
V - O produto
A natureza e importância da política de produto.
As componentes da política do produto.
Matriz Ansoff e matriz Kim & Clark.
VI – O preço
O Estado, as empresas e os preços.
O preço no “marketing-mix”.
Os critérios de determinação de preços: custos, procura e concorrência.
VII – A distribuição
A descrição e análise de canais de distribuição.
Diferentes canais de distribuição/diferentes tipos de intermediários.
A evolução da distribuição em termos globais.
O caso português.
VIII – A Comunicação
Natureza e importância da comunicação
A elaboração de uma estratégia global de comunicação
Os meios de comunicação de marketing
O “mix” de comunicação e a repartição de investimentos
IX – A estratégia e a importância do plano de Marketing
Da estratégia de empresa à estratégia de Marketing.
A elaboração de uma estratégia de Marketing.
Como desenvolver um plano de marketing de acordo com opções estratégicas da empresa.
X - A auditoria de marketing: avaliar para garantir o sucesso.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua: 2 testes escritos. Será tida em consideração também trabalho em aula, bem como intervenções a nível da resolução de casos práticos.
Recursos Didácticos
Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Mercados, posicionamento, segmentação, “marketing-mix”, estratégia e plano de marketing
Bibliografia Principal
Autor | RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro |
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Título | Mercator de Língua Portuguesa |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2015 |
Autor | CANTISTA, Isabel; RODRIGUES; Paula |
Título | Casos Europeus de Marketing |
Edição | 2ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Minerva |
Ano | 2014 |
Autor | BRITO, Carlos, Henrique Figueiredo e Paulo Lencast |
Título | Novos Horizontes do Marketing |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | LAMB, Charles W. e Joe F. Hair |
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Título | Marketing 8 |
Edição | 8ª Ed. |
Local | Boston, Massachussets, USA |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2014 |
Autor | KERIN, Roger, Steven Hartley, William Rudelius, Er |
Título | Marketing the Core |
Edição | 5ª Ed. |
Local | USA |
Editora | McGraw-Hill |
Ano | 2012 |