Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças no tratamento do marketing mix em alguns sectores económicos de actividade importantes.
Objectivos Específicos
Conhecer de forma aprofundada técnicas de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix de acordo com sector de actividade. E introduzir novas abordagens de marketing.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I - Os diferentes sectores económicos e sociais e o plano de marketing.
II – O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
III - O marketing local e regional
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
IV - O marketing social, o marketing de organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
V - O marketing desportivo - o desporto como prática e como espectáculo
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
VI - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
O impacto na venda e no comércio.
As empresas Dot Com
VII - Novas abordagens de marketing e novos sectores.
Métodos de Avaliação
Avaliação segue modelo previsto no regulamento da Universidade.
A avaliação contínua é feita com base:
- 2 testes escritos;
- atenção e participação nas aulas bem como o empenhamento na resolução de casos práticos, em grupo. Valoriza-se a diligência demonstrada, o aproveitamento do tempo, e a inter-ajuda na resolução dos casos práticos.
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Comunicação
Marketing sectorial
Plano de marketing
Bibliografia Principal
Autor | DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY, Pedr |
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Título | Mercator XXI |
Edição | 10ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2011 |
Autor | RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro |
Título | Marketing em Língua Portuguesa |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2014 |
Autor | VICENTE, Joaqium; Pedro Dionísio |
Título | B-Marketing , Blended Marketing |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | DINNIE, Keith |
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Título | City Branding: Theory and Cases |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2011 |
Autor | FETCHKO, Michael, Donald Roy e Kenneth E. Clow |
Título | Sports Marketing |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2012 |