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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças no tratamento do marketing mix em alguns sectores económicos de actividade importantes.

Objectivos Específicos

Conhecer de forma aprofundada técnicas de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix de acordo com sector de actividade. E introduzir novas abordagens de marketing.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - Os diferentes sectores económicos e sociais e o plano de marketing.

II – O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

III - O marketing local e regional
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.


IV - O marketing social, o marketing de organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

V - O marketing desportivo - o desporto como prática e como espectáculo
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.


VI - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
O impacto na venda e no comércio.
As empresas Dot Com

VII - Novas abordagens de marketing e novos sectores.

Métodos de Avaliação

Avaliação segue modelo previsto no regulamento da Universidade.
A avaliação contínua é feita com base:
- 2 testes escritos;
- atenção e participação nas aulas bem como o empenhamento na resolução de casos práticos, em grupo. Valoriza-se a diligência demonstrada, o aproveitamento do tempo, e a inter-ajuda na resolução dos casos práticos.

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação
Marketing sectorial
Plano de marketing

Bibliografia Principal

Autor DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY, Pedr
Título Mercator XXI
Edição 10ª
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2011
Autor RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro
Título Marketing em Língua Portuguesa
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2014
Autor VICENTE, Joaqium; Pedro Dionísio
Título B-Marketing , Blended Marketing
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor DINNIE, Keith
Título City Branding: Theory and Cases
Edição
Local UK
Editora Palgrave MacMillan
Ano 2011
Autor FETCHKO, Michael, Donald Roy e Kenneth E. Clow
Título Sports Marketing
Edição
Local UK
Editora Prentice Hall
Ano 2012