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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade .

Objectivos Específicos

Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características dos componentes de bplanos de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de actividade economica mais significativos na sociedade contemporânea.

Competências a adquirir

Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.

II - A comunicação e os públicos alvo.

III - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do “marketing-mix” no mercado industrial.

IV – O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.

V – O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

VI - O marketing local e regional
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.

VII - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.

VIII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.

IX - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos modelos de venda na Internet.
As empresas Dot Com


Métodos de Avaliação

Avaliação segue modelo previsto no regulamento da Universidade.
A avaliação contínua é feita com base:
- 2 testes escritos;
- atenção e participação nas aulas bem como o empenhamento na resolução de casos práticos, em grupo.
Valoriza-se a diligência demonstrada, o aproveitamento do tempo, e a inter-ajuda na resolução dos casos práticos.

Recursos Didácticos

Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação
Marketing sectorial

Bibliografia Principal

Autor DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY,; Pedro DIONÍSIO, Joaquim Vicente RODRIGUES
Título Mercator XXI
Edição 10ª
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2011
Autor RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro
Título Mercator em Língua Portuguesa
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2015
Autor DINNIE, Keith
Título City Branding: Theory and Cases
Edição
Local UK
Editora Palgrave MacMillan
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor GOVERS, Robert e Frank M Go
Título Place Branding: Glocal, Virtual and Physical Ident
Edição
Local UK
Editora Palgrave MacMillan
Ano 2009
Autor MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton
Título Sport Marketing
Edição
Local UK
Editora Human Kinetics
Ano 2014