Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Na sequência da unidade currícular de Marketing, esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade .
Objectivos Específicos
Na sequência da unidade currícular de Marketing, esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características dos componentes de planos de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de actividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
1. O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.
2. A comunicação e os públicos alvo.
3. O marketing industrial
3.1. As especificidades do mercado industrial.
3.2. As variáveis do marketing-mix no mercado industrial.
4. O marketing de serviços
4.1. A noção de serviço.
4.2. As especificidades do marketing de serviços.
4.3. A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.
5. O marketing público
5.1. Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
6. O marketing local e regional
6.1. Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
7. O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
7.1. Conceito, objectivos e especificidades.
8. O marketing desportivo
8.1. O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
9. O marketing na Internet
9.1. O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
9.2. Os novos modelos de venda na Internet.
9.3. As empresas Dot Com
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização dos seguintes elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Marketing, Marketin Digital, Marketing Setorial, Marketing de Serviços
Bibliografia Principal
Autor | DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY,; Pedro DIONÍSIO, Joaquim Vicente RODRIGUES |
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Título | Mercator XXI |
Edição | 10ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2011 |
Autor | RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro |
Título | Mercator em Língua Portuguesa |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2015 |
Autor | DINNIE, Keith |
Título | City Branding: Theory and Cases |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | GOVERS, Robert e Frank M Go |
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Título | Place Branding: Glocal, Virtual and Physical Ident |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2009 |
Autor | MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton |
Título | Sport Marketing |
Edição | 4ª |
Local | UK |
Editora | Human Kinetics |
Ano | 2014 |