Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

INGLÊS - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Lopes

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Abordar o ensino da Língua Inglesa através do estudo aprofundado de 2 tópicos nucleares: o Marketing e as futuras Carreiras Profissionais nas áreas-chave do curso.

Objectivos Específicos

1. Desenvolver o conhecimento do vocabulário próprio da área de Marketing;
2. Trabalhar a componente da escrita de textos em língua inglesa;
3. Melhorar os níveis de compreensão de textos em inglês sobre os temas abordados;
4. Desenvolver a prática da oralidade através de leituras e discussões temáticas
5. Disponibilizar as ferramentas necessárias para a redação de cartas de apresentação e de CV criativos.

Competências a adquirir

No final da unidade curricular os alunos deverão estar aptos a:

1. Identificar os termos vocabulares específicos da área de Marketing;
2. Redigir textos de pequena/média dimensão sobre as temáticas tratadas nas sessões;
3. Entender textos em língua inglesa sobre as diversas áreas abordadas no curso;
4. Ler com correção e fluidez os textos característicos dos assuntos focados nas disciplinas de marketing;
5. Redigir uma carta de apresentação inovadora e elaborar um CV original e criativo.

Metodologia de Ensino

Sessões teórico-práticas:
- Exposição do docente
- Leitura, interpretação e redação de textos
- Discussões, debates e comentários sobre os temas constantes do programa

Sessões tutoriais:
- exercícios gramaticais
- testes de vocabulário
- atividades práticas (exemplos reais)

Conteúdos Programáticos

1. Marketing
1.1 Brands
1.2 Creating a new brand
1.3 Brand Management - vocabulary
1.4 Advertising
2. Student Life - Future Careers
2.1 My future career
2.2 Presentation Letters
2.3 CV

Métodos de Avaliação

-Teste 1 - 30%
-Teste 2 - 30%
-Carta de Apresentação + CV - 25%
-Participação/contribuição nas aulas - 15%

Recursos Didácticos

- Textos (excertos de livros e de papers)
- Projeção audiovisual
- Quadro

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Vocabulário, Gramática, Marketing, Marcas, Publicidade, Carreiras

Bibliografia Principal

Autor KAY, Sue e JONES, Vaughan
Título New Inside Out- Upper Intermediate
Edição 2nd ed.
Local London
Editora Macmillan
Ano 2009
Autor JONES, Leo
Título Working in English
Local Cambridge
Editora Cambridge University Press
Ano 2015
Autor KNIGHT, Gareth e O´NEIL, Mark
Título Business Explorer 2
Local Cambridge
Editora Cambridge University Press
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor MURPHY, Raymond
Título Essential Grammar in Use
Edição 4th ed.
Local Cambridge
Editora Cambridge University Press
Ano 2015
Autor ADAM, John
Título Longman Dictionary of Business English
Edição New edition
Local
Editora Longman
Ano 2014