Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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PUBLICIDADE E MERCADOS - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da comunicação publicitária enquanto técnica de comunicação de marketing. Pretende-se fazer uma apresentação teórica da publicidade percorrendo alguns modelos conceptuais importantes e, posteriormente, descrever o processo de desenvolvimento de uma campanha publicitária.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre a publicidade enquanto técnica de comunicação de marketing e enquanto atividade empresarial.
2. Desenvolver a capacidade para participar ativamente, no contexto de uma equipa de trabalho, no desenvolvimento de uma campanha publicitária.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento da comunicação publicitária, enquanto técnica de comunicação de marketing e enquanto atividade empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, no desenvolvimento de uma campanha publicitária.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à Publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente. O

Conteúdos Programáticos

1. Conceito e fundamentos de publicidade
1.1. O conceito de publicidade
1.2 Modelos explicativos da comunicação publicitária
1.3 Componentes racionais e emocionais da publicidade
1.4 O impacto da publicidade nos consumidores
2. Estratégia publicitária
2.1 Análise e diagnóstico da marca, do mercado e do consumidor
2.2 Planeamento estratégico publicitário
2.3 O brief no contexto do marketing e da publicidade
3. Criatividade e inovação em publicidade
3.1 Processo criativo em publicidade
3.2 Conceito criativo, definição e função
3.3 Criatividade publicitária, recursos e aplicações
4. Planeamento de meios de difusão publicitária
4.1 Características dos meios de difusão publicitária
4.2 Critério de seleção dos meios publicitários
4.3 Calendarização, negociação e controlo

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 3 Trabalhos de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação publicitária
Estratégia publicitária
Criatividade publicitária
Planeamento de meios publicitários

Bibliografia Principal

Autor Cardoso, Paulo
Título Estratégia Criativa Publicitária
Edição
Local Porto
Editora Edições da Universidade Fernando Pessoa
Ano 2012
Autor Lendrevie, Jacques; Baynast, Arnaud; Dionísio, Ped
Título Publicitor - Comunicação 360º online/offline
Edição
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2010
Autor BELCH, George E. & BELCH, Michael A.
Título Advertising and Promotion: An Integrated Marketing
Edição 10ª
Local New York
Editora McGraw-Hill
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Wells, W., Michell, N. e Moriarty, S.
Título Advertising & IMC, principles and practice
Edição 9th
Local New Jersey
Editora Prentice-Hall, Inc
Ano 2011