Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
ESTATÍSTICA - 2017/2018
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Mestre Marta Quaresma
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Estatística, ao ser enquadrada no curriculum de uma Licenciatura em Marketing, visa proporcionar aos estudantes uma visão geral da utilização dos métodos estatísticos em pesquisa social.
Objectivos Específicos
Pretende-se dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos da matemática e estatística no estudo quantitativo do meio envolvente, com base na recolha, interpretação e quantificação dos dados.
Competências a adquirir
Compreender as técnicas que permitem a recolha dos dados em Marketing.
Compreender os métodos de quantificação dos dados.
Compreender as diferenças entre as várias técnicas de análise de dados.
Compreender a utilização dos resultados obtidos.
Metodologia de Ensino
São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos. Os estudantes terão um conjunto de exercícios para praticar a aquisição de competências.
Conteúdos Programáticos
1. Estatística Descritiva com recurso ao SPSS
2. Estatística Inferencial: Correlação e Regressão com recurso ao SPSS
3. Teoria da Probabilidade
Definição de probabilidade
Probabilidade axiomática e propriedades da probabilidade matemática
Probabilidade condicional
Acontecimentos independentes
Teorema de Bayes
4. Variáveis Aleatórias
Variáveis aleatórias unidimensionais
Variáveis aleatórias discretas
Variáveis aleatórias contínuas
Parâmetros das variáveis aleatórias
Propriedades da média ou valor esperado
Propriedades da variância e desvio-padrão
Covariância e coeficiente de correlação linear
5. Distribuição Normal e Normal Reduzida
6. Teoria da Amostragem
População e Amostras
Tipo de Amostragem
Distribuição Amostral das Estatísticas
Distribuição amostral da média
7. Teoria da Estimação
Estimação Pontual
Estimação por Intervalo
8. Teoria da Decisão
Hipóteses Estatísticas
Estatísticas de teste
Valor critico e região de rejeição de um teste de hipóteses
Erros associados a uma decisão estatística
Probabilidades de significância (ou p-value)
Métodos de Avaliação
A avaliação será feita de acordo com o regime escolhido pelos estudantes. Será passada folha de presença em todas as aulas. Serão realizados trabalhos para avaliação contínua a designar em tempo oportuno, assim como, irão ser realizadas provas intercalares de avaliação.
Recursos Didácticos
As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos. Serão disponibilizados um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências. Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
População, amostra, variável, média, variância, probabilidade, distribuição, hipótese, estimação.
Bibliografia Principal
Autor | Rodrigues, Paula; Micaela Pinho; Rodrigo Oliveira |
---|---|
Título | Estatística para Ciências Humanas e Sociais |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Universidade Lusíada |
Ano | 2010 |
Autor | João Marôco |
Título | Análise Estatística com o SPSS Statistics |
Edição | 6ª Edição |
Local | São Paulo |
Editora | ReportNumber |
Ano | 2014 |
Autor | Jose Dias Curto, José Carlos Castro Pinto |
Título | Estatística para Economia e Gestão |
Edição | 3ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Sílabo |
Ano | 2014 |