Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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COMUNICAÇÃO - 2016/2017

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, das diversas componentes e técnicas da comunicação empresarial. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma dessas componentes assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre as componentes e técnicas de comunicação utilizadas no contexto empresarial.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem direcionada para a sua utilização prática.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à comunicação empresarial com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de comunicação empresarial
1.1 O conceito de comunicação empresarial
1.2 A comunicação empresarial no contexto da comunicação de marketing
1.3 Públicos internos e externos
1.4 Departamentos e agências de comunicação
1.5 Plano de comunicação

2. Contextos e objetivos da comunicação empresarial
2.1 Comunicação de produtos e serviços
2.2 Comunicação institucional
2.3 Comunicação interna
2.4 Comunicação no contexto da responsabilidade social empresarial
2.5 Comunicação e gestão de crise

3. Técnicas de comunicação empresarial
3.1 Identidade corporativa, aplicações e suportes
3.2 Publicações institucionais
3.3 Assessoria de Imprensa
3.4 Organização e gestão de eventos
3.5 Comunicação online e redes sociais

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação empresarial
Comunicação de marketing
Relações Públicas

Bibliografia Principal

Autor Skinner, C.; Mersham, G.; von Essen, L.; Motau, S.
Título Handbook of Public Relations
Local Cape Town
Editora Oxford University Press
Ano 2010
Autor Gregory, Anne
Título Planning and managing public relation campaigns.
Edição 3rd edition
Local London
Editora Kogan Page
Ano 2010
Autor Percy, L.
Título Strategic Integrated Marketing Communications
Edição 2nd Edition
Local New York
Editora Routledge
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Cabrero, J. D. e Esparcia, A. C.
Título Marco teórico y práctico de las Relaciones Pública
Autor Castillo, A.
Título Introducción a las Relaciones Públicas