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COMUNICAÇÃO - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual e prática, das diversas componentes e técnicas da comunicação empresarial. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma dessas componentes assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre as componentes e técnicas de comunicação utilizadas no contexto empresarial.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem direcionada para a sua utilização prática.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à comunicação empresarial com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de comunicação empresarial
1.1 O conceito de comunicação empresarial
1.2 A comunicação empresarial no contexto da comunicação de marketing
1.3 Públicos internos e externos
1.4 Departamentos e agências de comunicação
1.5 Plano de comunicação

2. Contextos e objetivos da comunicação empresarial
2.1 Comunicação de produtos e serviços
2.2 Comunicação institucional
2.3 Comunicação interna
2.4 Comunicação no contexto da responsabilidade social empresarial
2.5 Comunicação e gestão de crise

3. Técnicas de comunicação empresarial
3.1 Identidade corporativa, aplicações e suportes
3.2 Publicações institucionais
3.3 Assessoria de Imprensa
3.4 Organização e gestão de eventos
3.5 Comunicação online e redes sociais

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação empresarial
Comunicação de marketing
Relações Públicas

Bibliografia Principal

Autor Kenneth E. Clow ; Donald E. Baack
Título Integrated Advertising, Promotion, and Marketing C
Edição 7th Edition
Local Essex, England
Editora Pearson Education Limited
Ano 2016
Autor Blakeman, Robyn
Título Integrated Marketing Communication: Creative Strat
Local London, United Kingdom
Editora Rowman & Littlefied Publishing Group
Ano 2015
Autor Percy, L.
Título Strategic Integrated Marketing Communications
Edição 2nd Edition
Local New York
Editora Routledge
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Cabrero, J. D. e Esparcia, A. C.
Título Marco teórico y práctico de las Relaciones Pública
Autor Skinner, C.; Mersham, G.; von Essen, L.; Motau, S.
Título Handbook of Public Relations