Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMUNICAÇÃO - 2017/2018
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual e prática, das diversas componentes e técnicas da comunicação empresarial. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma dessas componentes assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as componentes e técnicas de comunicação utilizadas no contexto empresarial.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem direcionada para a sua utilização prática.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas comunicação utilizadas no contexto empresarial;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à comunicação empresarial com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos de comunicação empresarial
1.1 O conceito de comunicação empresarial
1.2 A comunicação empresarial no contexto da comunicação de marketing
1.3 Públicos internos e externos
1.4 Departamentos e agências de comunicação
1.5 Plano de comunicação
2. Contextos e objetivos da comunicação empresarial
2.1 Comunicação de produtos e serviços
2.2 Comunicação institucional
2.3 Comunicação interna
2.4 Comunicação no contexto da responsabilidade social empresarial
2.5 Comunicação e gestão de crise
3. Técnicas de comunicação empresarial
3.1 Identidade corporativa, aplicações e suportes
3.2 Publicações institucionais
3.3 Assessoria de Imprensa
3.4 Organização e gestão de eventos
3.5 Comunicação online e redes sociais
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Comunicação empresarial
Comunicação de marketing
Relações Públicas
Bibliografia Principal
Autor | Kenneth E. Clow ; Donald E. Baack |
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Título | Integrated Advertising, Promotion, and Marketing C |
Edição | 7th Edition |
Local | Essex, England |
Editora | Pearson Education Limited |
Ano | 2016 |
Autor | Blakeman, Robyn |
Título | Integrated Marketing Communication: Creative Strat |
Local | London, United Kingdom |
Editora | Rowman & Littlefied Publishing Group |
Ano | 2015 |
Autor | Percy, L. |
Título | Strategic Integrated Marketing Communications |
Edição | 2nd Edition |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Cabrero, J. D. e Esparcia, A. C. |
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Título | Marco teórico y práctico de las Relaciones Pública |
Autor | Skinner, C.; Mersham, G.; von Essen, L.; Motau, S. |
Título | Handbook of Public Relations |