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ESTUDOS DE MERCADO - 2018/2019
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular visa proporcionar
- um conhecimento da prática dos estudos de mercados. Os estudos de mercado são também importantes na perceção do comportamento e intenções dos concorrentes. Em função dos objetivos da pesquisa de mercado, identificar-se-ão os diferentes tipos de estudos de mercado (tradicionais e inovadoras), as metodologias recorrentes (qualitativas e quantitativas) e o recurso a software específico (SPSS) para análise e interpretação dos resultados.
Objectivos Específicos
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de saberes direcionado para a prática dos estudos de mercado:
- Sensibilizar os alunos para a finalidade da pesquisa de mercado e os diferentes tipos de estudos (tradicionais e inovadoras)
- Desenhar um plano de pesquisa de mercado (etapas)
- Identificar as diferentes metodologias (quantitativas e qualitativas) a serem adotadas de acordo com os objetivos da pesquisa.
Competências a adquirir
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica;
- Compreender as sensibilidades provenientes das áreas multidisciplinares
- Determinar em função da natureza e precisão dos objetivos um plano de estudo de mercado, identificando os métodos e técnicas (clássicos e inovadores);
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos aos Estudos de
Mercado com base na bibliografia da unidade curricular.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas
teórico-práticas através do acompanhamento dos trabalhos (Plano de estudo de mercado e respetivas ferramentas)
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento sobre os estudos de mercado
1.1.Os objetivos e os diferentes tipos de estudos
1.2. Breves considerações sobre o Comportamento do Consumidor: Fatores intervenientes e Condutas de compra
1.3. Novas tendências no domínio da pesquisa de mercados: Neurociências aplicadas ao Consumo/NeuroMarketing:
1.3.1. Finalidades e Ferramentas.
2. O design dos estudos de mercado
2.1. A organização de um estudo de mercado: etapas e procedimentos
2.2. As fontes de informação: Informação Secundária e Informação Primária
2.3. As normas éticas e deontológicas
3. Metodologia de investigação de carácter quantitativo:
3.1. Os principais tipos de estudos quantitativos: Inquéritos aos hábitos e atitudes; Inquéritos repetitivos: barómetros e painéis;
3.2. Regras fundamentais sobre a construção do inquérito por questionário (diferentes modelos) e formas de enviesamento. Pré teste. Amostragem no domínio da investigação quantitativa.
4. Os principais tipos de estudos qualitativos:
4.1. Entrevistas individuais: funções; Princípios fundamentais: diversificação e saturação.
4.2. Tipos e modalidades de amostras;
4.3. Focus Group: contributos e descrição;
4.4. Outras técnicas: Técnicas de criatividade; Cliente oculto; Grupos de discussão; Teste clínico entre outros.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um
conjunto de elementos obrigatórios:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Testes escritos
- trabalho de grupo (preferencial) ou individual com apresentação oral (obrigatório)
Recursos Didácticos
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos aos Estudos de
Mercado com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com
casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas
teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por
parte do docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Estudos de Mercado; Métodos e técnicas quantitativas e qualitativas
Bibliografia Principal
Autor | Lopes, José Luís Pessoa |
---|---|
Título | Fundamental dos estudos de mercado-Teoria e Prátic |
Edição | 2ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2011 |
Autor | BRADLEY, Nigel |
Título | Marketing Research: Tools and Techniques |
Edição | 2nd |
Editora | Paperback |
Ano | 2013 |
Autor | Rodrigues, F., Moreira, J. & Vitorino, L |
Título | Comportamento do consumidor. |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Viseu |
Editora | PsicoSoma |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | Carvalho, J. E. |
---|---|
Título | Neuroeconomia: Ensaio sobre a Sociobiologia do Com |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2009 |
Autor | Rodrigues, F. Diogo, J. & Jorge, |
Título | Porque é que o Marketing é Sexy & Inteligente? |
Edição | 1º Ed. |
Local | Viseu |
Editora | PsicoSoma |
Ano | 2012 |