Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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COMÉRCIO ELECTRÓNICO - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Definir e caraterizar o comércio eletrónico desde o seu surgimento, até à atualidade e descrevendo os seu principais modelos e ferramentas e as últimas tendências no sector de forma a potenciar o seu uso na vida profissional de um gestor de marketing.

Objectivos Específicos

Identificar os conceitos, principais modelos estratégias e tipologias e técnicas de comércio eletrónico aplicando-as a casos práticos.
Desenvolver uma atitude de análise crítica dos vários tipos de comércio eletrónico com vista à sua implementação.

Competências a adquirir

Compreender os principais conceitos e linguagem de E-commerce
Distinguir diferentes tipos de modelos de comércio eletrónico
Definir e analisar os diferentes tipos de consumidores online
Aplicar e gerir uma aplicação de webmarketing digital
Saber identificar as tendências atuais e futuras no comércio eletrónico

Metodologia de Ensino

Exposição teórica dos conteúdos programáticos, através do powerpoint, complementada pela
visualização de vídeos, websites e análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão.
Acompanhamento e orientação dos estudantes na análise de casos e na gestão real de um instrumento de webmarketing

Conteúdos Programáticos

1. Definição de E-commerce
2. Modelos de Negócios e Conceitos de E-commerce
3. Infra-estrutura de E-commerce: A Internet, Web e Mobile Platforms
4. sistemas de segurança e de pagamento
5. Criação de uma Presença onlinee: Web Sites, Sites Móveis e Aplicativos
6. E-commerce e Marketing Online
7. Marketing social, Móvel e Local
8. Retalho e serviços online
9. Gestão de Redes Sociais, leilões, e Portais
10. B2B E-commerce: gestão da cadeia de fornecimento e comércio colaborativo.

Métodos de Avaliação

Discussão e resolução de casos práticos
Gestão de uma plataforma web
2 mini testes
1 Frequência final

Recursos Didácticos

Powerpoint/datashow
Moodle
Web

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comércio Eletrónico
E-commerce
Marketing Digital
Webmarketing

Bibliografia Principal

Autor LAUDON, Kenneth ; TRAVER, Carol
Título E-Commerce: Business, Technology, Society
Editora Prentice Hall
Ano 2016
Autor Marques, V.
Título MKT Digital 360
Local Lisboa
Editora Actual
Ano 2016
Autor Carrera, F
Título Marketing Digital
Edição
Local Lisboa
Editora Sílabo
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Remondes, J. (ed).
Título Marketing Digital & E-Commerce
Autor Afonso, C. ; Borges, L.
Título Social Target