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COMÉRCIO ELECTRÓNICO - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Definir e caraterizar o comércio eletrónico desde o seu surgimento, até à atualidade e descrevendo os seu principais modelos e ferramentas e as últimas tendências no sector de forma a potenciar o seu uso na vida profissional de um gestor de marketing.
Objectivos Específicos
Identificar os conceitos, principais modelos estratégias e tipologias e técnicas de comércio eletrónico aplicando-as a casos práticos.
Desenvolver uma atitude de análise crítica dos vários tipos de comércio eletrónico com vista à sua implementação.
Competências a adquirir
Compreender os principais conceitos e linguagem de E-commerce
Distinguir diferentes tipos de modelos de comércio eletrónico
Definir e analisar os diferentes tipos de consumidores online
Aplicar e gerir uma aplicação de webmarketing digital
Saber identificar as tendências atuais e futuras no comércio eletrónico
Metodologia de Ensino
Exposição teórica dos conteúdos programáticos, através do powerpoint, complementada pela
visualização de vídeos, websites e análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão.
Acompanhamento e orientação dos estudantes na análise de casos e na gestão real de um instrumento de webmarketing
Conteúdos Programáticos
1. Definição de E-commerce
2. Modelos de Negócios e Conceitos de E-commerce
3. Infra-estrutura de E-commerce: A Internet, Web e Mobile Platforms
4. sistemas de segurança e de pagamento
5. Criação de uma Presença onlinee: Web Sites, Sites Móveis e Aplicativos
6. E-commerce e Marketing Online
7. Marketing social, Móvel e Local
8. Retalho e serviços online
9. Gestão de Redes Sociais, leilões, e Portais
10. B2B E-commerce: gestão da cadeia de fornecimento e comércio colaborativo.
Métodos de Avaliação
Discussão e resolução de casos práticos
Gestão de uma plataforma web
2 mini testes
1 Frequência final
Recursos Didácticos
Powerpoint/datashow
Moodle
Web
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Comércio Eletrónico
E-commerce
Marketing Digital
Webmarketing
Bibliografia Principal
Autor | LAUDON, Kenneth ; TRAVER, Carol |
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Título | E-Commerce: Business, Technology, Society |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2016 |
Autor | Marques, V. |
Título | MKT Digital 360 |
Local | Lisboa |
Editora | Actual |
Ano | 2016 |
Autor | Carrera, F |
Título | Marketing Digital |
Edição | 3º |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Remondes, J. (ed). |
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Título | Marketing Digital & E-Commerce |
Autor | Afonso, C. ; Borges, L. |
Título | Social Target |