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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Elizabeth Real

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Dotar os estudantes de uma visão estratégica da gestão de recursos humanos, de forma a integrar o capital humano na estratégia da organização, criando valor e alimentando vantagens competitivas.
Permitir aos estudantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.

Objectivos Específicos

Situar a gestão estratégica de recursos humanos no âmbito da estratégia corporativa
Conhecer o processo de desenvolvimento estratégico e sua implementação aplicado à gestão de recursos humanos
Reconhecer a marca de empregador como uma abordagem estratégica à gestão de recursos humanos
Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Competências a adquirir

Aplicar estratégias de RH integradas com a estratégia corporativa
Formular e implementar estratégias de RH
Planeamento do desenvolvimento de uma marca de empregador
Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Metodologia de Ensino

Aplica-se um método expositivo e analítico. Após uma exposição, discutem-se os temas apresentados e colocam-se problemas para suscitar a discussão colectiva, o confronto de pontos de vista. Aplica-se ainda a metodologia baseada no método do estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. As organizações e a Gestão dos Recursos Humanos (GRH)
1.1. Natureza e evolução histórica da função e domínio teórico
1.2. Características da GRH
1.3. Da gestão de pessoal à GRH
2. Estratégia e GRH
2.1. Fundamentos de estratégia
2.2. Enquadramento da Gestão Estratégica de RH
2.3. Objectivos e abordagens dos RH
2.4. Formulação e implementação de estratégias de RH
3. Employer Brand (marca de empregador): uma abordagem estratégica à GRH
3.1. Definição, enquadramento e antecedentes
3.2. Abordagens à marca de empregador
3.3. Construção da marca de empregador
3.4. Características de marcas de empregador bem sucedidas
4. A atracção de pessoas para as organizações
4.1. Planificação e gestão de processos de recrutamento e selecção
4.2. Integração e socialização
5. A retenção de pessoas
5.1. Instrumentação e procedimentos de avaliação do desempenho
5.2. Sistemas de remunerações e incentivos: da função à performance
6. O desenvolvimento das pessoas e da organização
6.1. O planeamento de recursos humanos
6.2. A gestão de carreiras

Métodos de Avaliação

Orientada pelo regulamento de avaliação da Universidade, baseado em dois pontos escritos e trabalhos desenvolvidos nas aulas OT, complementados com a frequência final. Ponderações definidas em regulamento.

Recursos Didácticos

Slides de apoio às aulas
Textos de apoio e casos
Bibliografia recomendada

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Estratégia
Estratégia de Recursos Humanos Employer Brand
Atracção de talento
Retenção de talento
Desenvolvimento de talento

Bibliografia Principal

Autor ARMSTRONG, Michael
Título Strategic Human Resource Management – A guide to a
Edição 3rd
Local London
Editora Kogan Page
Ano 2006
Autor REES, Gary; SMITH, Paul
Título Strategic Human Resource Management
Edição 1ª ed.
Local London
Editora SAGE
Ano 2014
Autor Pedro B. da Camara, Paulo Balreia Guerra, Joaquim
Título Humanator XXI. Recursos humanos e sucesso empresar
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2013