Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Aprofundar conhecimentos e práticas na gestão da inovação e suas implicações no desenvolvimento e lançamento comercial de novos produtos e serviços.

Objectivos Específicos

Conhecer as variáveis tecnológicas e de mercado com impacto na estratégia de inovação da empresa.
Conhecer as fases e aspectos críticos nos processos de desenvolvimento de novos produtos, de novos serviços e de novos processos industriais.

Competências a adquirir

Capacidade de análise de variáveis a ter em conta na definição da estratégia, política e processos de desenvolvimento de novos produtos.
Capacidade de ponderar e decidir sobre processos de inovação.

Metodologia de Ensino

Exposição de temas constantes do programa com base em materiais audio visuais.
Exploração das temáticas abordadas com base em casos práticos: histórias de sucesso e insucesso de novos produtos.

Conteúdos Programáticos

I - A inovação e o desenvolvimento social e económico.
Problemas e soluções para a inovação na UE.

II - O mercado e a tecnologia.
Os novos consumidores e as novas tecnologias.

III - As estratégias de inovação.

IV- O processo de desenvolvimento de novos produtos: fases e factores críticos de sucesso.

V - O processo de desenvolvimento de novos serviços: fases e factores críticos de sucesso.

VI - O processo de desenvolvimento de novos processos industriais: fases e factores críticos de sucesso.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua será baseada em dois mini testes, participação nas aulas, nomeadamente contribuição na resolução de casos práticos e apresentação de trabalhos de pesquisa.

Recursos Didácticos

Livros recomendados, Casos práticos, Internet, material audiovisual utilizado na exposição da matéria.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

inovação
novos produtos
novos serviços

Bibliografia Principal

Autor TIDD, Joe, John Bessant e Keith Pavitt
Título Gestão da Inovação - Integração das mudanças tecn
Edição
Local Lisboa
Editora Monitor
Ano 2010
Autor STRASS, Judy e Raymond Frost
Título E-Marketing
Edição
Local Esseex, UK
Editora Pearson Education Limited
Ano 2014
Autor TROTT, Paul
Título Innovation Management and New Product Development
Edição
Editora Financial Times/Prentice Hall
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor TIDD, Joe e John Bessant
Título Strategic Innovation
Edição
Local UK
Editora John Wiley and Sons
Ano 2014
Autor OSTERWALDER, Alexander e Yves Pigueur
Título Value proposition Design: How to Create Products
Edição
Local UK
Editora John Wiley and Sons
Ano 2014