Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Aprofundar conhecimentos e práticas na gestão da inovação e suas implicações no desenvolvimento e lançamento comercial de novos produtos e serviços.
Objectivos Específicos
Conhecer as variáveis tecnológicas e de mercado com impacto na estratégia de inovação da empresa.
Conhecer as fases e aspectos críticos nos processos de desenvolvimento de novos produtos, de novos serviços e de novos processos industriais.
Competências a adquirir
Capacidade de análise de variáveis a ter em conta na definição da estratégia, política e processos de desenvolvimento de novos produtos.
Capacidade de ponderar e decidir sobre processos de inovação.
Metodologia de Ensino
Exposição de temas constantes do programa com base em materiais audio visuais.
Exploração das temáticas abordadas com base em casos práticos: histórias de sucesso e insucesso de novos produtos.
Conteúdos Programáticos
I - A inovação e o desenvolvimento social e económico.
Problemas e soluções para a inovação na UE.
II - O mercado e a tecnologia.
Os novos consumidores e as novas tecnologias.
III - As estratégias de inovação.
IV- O processo de desenvolvimento de novos produtos: fases e factores críticos de sucesso.
V - O processo de desenvolvimento de novos serviços: fases e factores críticos de sucesso.
VI - O processo de desenvolvimento de novos processos industriais: fases e factores críticos de sucesso.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será baseada em dois mini testes, participação nas aulas, nomeadamente contribuição na resolução de casos práticos e apresentação de trabalhos de pesquisa.
Recursos Didácticos
Livros recomendados, Casos práticos, Internet, material audiovisual utilizado na exposição da matéria.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
inovação
novos produtos
novos serviços
Bibliografia Principal
Autor | TIDD, Joe, John Bessant e Keith Pavitt |
---|---|
Título | Gestão da Inovação - Integração das mudanças tecn |
Edição | 3ª |
Local | Lisboa |
Editora | Monitor |
Ano | 2010 |
Autor | STRASS, Judy e Raymond Frost |
Título | E-Marketing |
Edição | 7ª |
Local | Esseex, UK |
Editora | Pearson Education Limited |
Ano | 2014 |
Autor | TROTT, Paul |
Título | Innovation Management and New Product Development |
Edição | 6ª |
Editora | Financial Times/Prentice Hall |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | TIDD, Joe e John Bessant |
---|---|
Título | Strategic Innovation |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | John Wiley and Sons |
Ano | 2014 |
Autor | OSTERWALDER, Alexander e Yves Pigueur |
Título | Value proposition Design: How to Create Products |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | John Wiley and Sons |
Ano | 2014 |