Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Gestão de Produto e Marca, ao ser enquadrada no curriculum de uma Licenciatura em Marketing, visa proporcionar aos estudnates uma visão geral da utilização, objecto e metodologias de gestão que se prendam com a análise a aplicar nas empresas, no âmbito das estratégias de Marca.
Objectivos Específicos
Pretende-se dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos analíticos, que permitam fundamentar as decisões estratégicas de Produto e Marca.
Competências a adquirir
Compreender as técnicas que permitem aperfeiçoar a obtenção de indicadores de gestão da Marca e do Produto.
Compreender os métodos de tomada de decisão estratégica da Marca e do Produto.
Compreender as diferenças entre as diversas estratégias de gestão da Marca e do Produto.
Compreender a aplicação das metodologias com dados reais das empresas.
Metodologia de Ensino
São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos. Os estudnates terão um conjunto de casos práticos para praticar a aquisição de competências.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução
O que é a Gestão da Marca?
Evolução Histórica da Marca e da sua Gestão.
Os Desafios da Marca.
II. A Importância da Marca
Noção e Evolução do Conceito da Marca
Definição e o papel da marca
Os consumidores face a marca
Funções da Marca
III. A Marca
Identidade da Marca
Posicionamento da Marca
O que é o posicionamento?
Importância do comportamento do consumidor no posicionamento
O poder do nome
Posicionamento de uma marca líder e de uma marca seguidora
Reposicionamento
Comunicação da Marca
Valor da Marca na Mente dos Consumidores
Notoriedade da marca
Qualidade percebida
Associações à marca
Personalidade da marca
Lealdade à marca
Preço premium
IV. Gestão da Marca
Gestão Moderna da Marca
Gestão do Portfólio de Marcas
Objectivos de um portfólio de marcas
Dimensões da Estratégia de um portfólio de marcas
Estratégias de um portfólio de marcas
Auditoria do portfólio de marcas
Gestão do portfólio de marcas
Avaliação Económica da Marca
Metodologias de Avaliação da Marca
Avaliação Baseada nos Custos
Avaliação Baseada no Mercado
Métodos de Avaliação
A avaliação será feita de acordo com o regime escolhido pelos estudantes. Na avaliação contínua, será passada folha de presença em todas as aulas. Serão realizados trabalhos para avaliação contínua a designar em tempo oportuno, assim como, irão ser realizadas provas intercalares de avaliação.
Recursos Didácticos
As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos. Serão disponibilizados um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências. Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Marca
Produto
Gestão
Estratégia
Bibliografia Principal
Autor | KELLER, Kevin Lane |
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Título | Strategic Brand Management: A European Perspectiv |
Edição | 2ª Ed. |
Local | UK |
Editora | Trans-Atlantic Publications, Inc. |
Ano | 2011 |
Autor | Jean-Noel Kapferer |
Título | The New Strategic Brand Management: Advanced Insi |
Edição | 5ª Ed. |
Local | U.K. |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2012 |
Autor | Johanson, Johny J. and Carlson, Kurt A. |
Título | Contemporary Brand Managemen |
Edição | 1ª Ed. |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Lencastre, Paulo |
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Título | O Livro da Marca |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2007 |
Autor | Tavares, Victor |
Título | Gestão de Marcas |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Escolar Editora |
Ano | 2016 |