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GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutora Paula Rodrigues

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A Gestão de Produto e Marca, ao ser enquadrada no curriculum de uma Licenciatura em Marketing, visa proporcionar aos estudnates uma visão geral da utilização, objecto e metodologias de gestão que se prendam com a análise a aplicar nas empresas, no âmbito das estratégias de Marca.

Objectivos Específicos

Pretende-se dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos analíticos, que permitam fundamentar as decisões estratégicas de Produto e Marca.

Competências a adquirir

Compreender as técnicas que permitem aperfeiçoar a obtenção de indicadores de gestão da Marca e do Produto.
Compreender os métodos de tomada de decisão estratégica da Marca e do Produto.
Compreender as diferenças entre as diversas estratégias de gestão da Marca e do Produto.
Compreender a aplicação das metodologias com dados reais das empresas.

Metodologia de Ensino

São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos. Os estudnates terão um conjunto de casos práticos para praticar a aquisição de competências.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução
O que é a Gestão da Marca?
Evolução Histórica da Marca e da sua Gestão.
Os Desafios da Marca.

II. A Importância da Marca

Noção e Evolução do Conceito da Marca
Definição e o papel da marca
Os consumidores face a marca
Funções da Marca

III. A Marca

Identidade da Marca
Posicionamento da Marca
O que é o posicionamento?
Importância do comportamento do consumidor no posicionamento
O poder do nome
Posicionamento de uma marca líder e de uma marca seguidora
Reposicionamento
Comunicação da Marca
Valor da Marca na Mente dos Consumidores
Notoriedade da marca
Qualidade percebida
Associações à marca
Personalidade da marca
Lealdade à marca
Preço premium

IV. Gestão da Marca

Gestão Moderna da Marca
Gestão do Portfólio de Marcas
Objectivos de um portfólio de marcas
Dimensões da Estratégia de um portfólio de marcas
Estratégias de um portfólio de marcas
Auditoria do portfólio de marcas
Gestão do portfólio de marcas
Avaliação Económica da Marca
Metodologias de Avaliação da Marca
Avaliação Baseada nos Custos
Avaliação Baseada no Mercado

Métodos de Avaliação

A avaliação será feita de acordo com o regime escolhido pelos estudantes. Na avaliação contínua, será passada folha de presença em todas as aulas. Serão realizados trabalhos para avaliação contínua a designar em tempo oportuno, assim como, irão ser realizadas provas intercalares de avaliação.

Recursos Didácticos

As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos. Serão disponibilizados um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências. Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Marca
Produto
Gestão
Estratégia

Bibliografia Principal

Autor KELLER, Kevin Lane
Título Strategic Brand Management: A European Perspectiv
Edição 2ª Ed.
Local UK
Editora Trans-Atlantic Publications, Inc.
Ano 2011
Autor Jean-Noel Kapferer
Título The New Strategic Brand Management: Advanced Insi
Edição 5ª Ed.
Local U.K.
Editora Kogan Page
Ano 2012
Autor Johanson, Johny J. and Carlson, Kurt A.
Título Contemporary Brand Managemen
Edição 1ª Ed.
Local London
Editora Sage
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Lencastre, Paulo
Título O Livro da Marca
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2007
Autor Tavares, Victor
Título Gestão de Marcas
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Escolar Editora
Ano 2016