Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Gestão de Produto e Marca, ao ser enquadrada no curriculum de uma Licenciatura em Marketing, visa proporcionar aos estudnates uma visão geral da utilização, objecto e metodologias de gestão que se prendam com a análise a aplicar nas empresas, no âmbito das estratégias de Marca.
Objectivos Específicos
Pretende-se dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos analíticos, que permitam fundamentar as decisões estratégicas de Produto e Marca.
Competências a adquirir
Compreender as técnicas que permitem aperfeiçoar a obtenção de indicadores de gestão da Marca e do Produto.
Compreender os métodos de tomada de decisão estratégica da Marca e do Produto.
Compreender as diferenças entre as diversas estratégias de gestão da Marca e do Produto.
Compreender a aplicação das metodologias com dados reais das empresas.
Metodologia de Ensino
São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos. Os estudnates terão um conjunto de casos práticos para praticar a aquisição de competências.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução
O que é a Gestão da Marca?
Evolução Histórica da Marca e da sua Gestão.
II. A Importância da Marca
Noção e Evolução do Conceito da Marca
Funções da Marca
Elementos da Marca
III. A Marca
Identidade da Marca
Posicionamento da Marca
Comunicação da Marca
Valor da Marca na Mente dos Consumidores
Notoriedade da marca
Qualidade percebida
Associações à marca
Personalidade da marca
Lealdade à marca
Preço premium
IV. Gestão da Marca
Consumer-brand Relationship
Métodos de Avaliação
A avaliação será feita de acordo com o regime escolhido pelos estudantes. Na avaliação contínua, será passada folha de presença em todas as aulas. Serão realizados trabalhos para avaliação contínua a designar em tempo oportuno, assim como, irão ser realizadas provas intercalares de avaliação.
Recursos Didácticos
As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos. Serão disponibilizados um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências. Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Marca
Produto
Gestão
Estratégia
Bibliografia Principal
Autor | BURMANN, C.; RILEY, N_M |
---|---|
Título | Identity-Based Brand Management: Fundamental- Stra |
Edição | 1ª ed. |
Local | UK |
Editora | Springer Gabler |
Ano | 2017 |
Autor | AVERY, J.; FOURNIER, S. |
Título | Strong Brands, Strong Relationships |
Edição | 1ª Ed. |
Local | U.K. |
Editora | Routledge |
Ano | 2015 |
Autor | Johanson, Johny J. and Carlson, Kurt A. |
Título | Contemporary Brand Managemen |
Edição | 1ª Ed. |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | JIN, B.; CEDROLA, E. |
---|---|
Título | Fashion Branding and Communication |
Edição | 1ª Ed. |
Local | UK |
Editora | Palgrave Pivot |
Ano | 2017 |
Autor | Tavares, Victor |
Título | Gestão de Marcas |
Edição | 1ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Escolar Editora |
Ano | 2016 |