Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Manuel Maçães
Assistentes: Prof. Doutor Manuel Maçães

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. A Gestão de Produto e Marca visa proporcionar aos estudantes uma visão geral da utilização, objecto e metodologias de gestão que se prendam com a análise a aplicar nas empresas, no âmbito das estratégias de marca.
2. Pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos analíticos, que permitam fundamentar as decisões estratégicas sobre o produto e a marca.

Objectivos Específicos

1.Compreender os vários aspetos da marca.
2.Compreender as caraterísticas das marcas de sucesso.
3.Fazer a distinção entre as principais estratégias da marca e as suas vantagens e desvantagens.
4.Formar uma ideia da composição do portefólio de uma marca.
5.Compreender o conceito de valor da marca e os seus principais componentes.
6.Avaliar os benefícios da marca para o consumidor e para o fabricante.
7.Perceber como as comunicações de marketing contribuem para o fortalecimento da marca.

Competências a adquirir

1. Compreender as técnicas que permitem aperfeiçoar a obtenção de indicadores de gestão da marca e do produto.
2. Compreender os métodos de tomada de decisão estratégica da marca e do produto.
3. Compreender as diferenças entre as diversas estratégias de gestão da marca e do produto.
4. Compreender a aplicação das metodologias com dados reais das empresas.

Metodologia de Ensino

Nas aulas teórico-práticas será utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais.
São desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos exercícios de aplicação sobre os mesmos.
Nas aulas de orientação tutorial serão esclarecidas dúvidas dos estudantes e discutidos casos de estudo para praticar a aquisição de competências.
Durante o semestre serão desenvolvidas atividades extracurriculares, como palestras e aula aberta.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Revisão dos Principais Conceitos de Marketing
1.2. Marketing Mix
2. O Produto
2.1. O que é um Produto?
2.2. Tipos de Produto
2.3. Níveis de Produtos
2.4. Especificidades dos Serviços
3. A Marca
3.1. Origem e Evolução das Marcas
3.2. Importância da Marca
3.3. Funções da Marca
3.4. Elementos da Marca
3.5. Os Processos de Construção de Marcas
4. Gestão de Produtos
4.1. Decisões sobre Produtos
4.1.1. Atributos do Produto
4.1.2. Marcas
4.1.3. Embalagem
4.1.4. Rótulos
4.2. Decisões sobre Linhas de Produtos
4.2.1. Extensão da Linha de Produtos
4.2.2. Modernização da Linha de Produtos
4.3. Decisões sobre o Mix de Produtos
5. Gestão da Marca
5.1. Identidade da Marca
5.2. Posicionamento e Reposicionamento da Marca
5.3. Comunicação da Marca
5.4. Valor da Marca
5.5. Notoriedade da Marca
5.6. Qualidade Percebida
5.7. Personalidade da Marca
5.8. A Marca como Símbolo de Lealdade
5.9. Os processos de Criação de uma Marca
5.10. Manter a Longevidade da Marca
6. Desenvolvimento, Inovação e Planeamento de Produtos
6.1. O Processo e Fases de Desenvolvimento de Novos Produtos
6.2. Inovação e Novos Produtos
6.3. Ciclo de Vida do Produto
6.4. O Papel do Gestor de Produto
6.5. Proteção Legal de Marcas e Patentes

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua constará da realização de 2 testes escritos (peso 3), da realização de trabalhos individuais e um trabalho de grupo (peso 2,5) e a participação nas aulas e em atividades extracuriculares (peso 1).
A classificação final resultará da seguinte ponderação:
. Avaliação contínua - 60%
. Exame de frequência - 40%

Recursos Didácticos

As aulas teóricas serão dadas com recurso a meios informáticos.
Serão disponibilizados os slides de exposição do docente e um conjunto de exercícios de carácter mais prático, para os estudantes adquirirem competências.
Todo o material de apoio às aulas será colocado no sistema de e-learning da Universidade.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Marca
Produto
Gestão
Estratégia

Bibliografia Principal

Autor BURMANN, C.; RILEY, N_M
Título Identity-Based Brand Management: Fundamental- Stra
Edição 1ª ed.
Local UK
Editora Springer Gabler
Ano 2017
Autor AVERY, J.; FOURNIER, S.
Título Strong Brands, Strong Relationships
Edição 1ª Ed.
Local U.K.
Editora Routledge
Ano 2015
Autor Johanson, Johny J. and Carlson, Kurt A.
Título Contemporary Brand Managemen
Edição 1ª Ed.
Local London
Editora Sage
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor JIN, B.; CEDROLA, E.
Título Fashion Branding and Communication
Edição 1ª Ed.
Local UK
Editora Palgrave Pivot
Ano 2017
Autor Tavares, Victor
Título Gestão de Marcas
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Escolar Editora
Ano 2016