Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
AUDITORIA EM MARKETING - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos e objetivos de uma auditoria de marketing, contemplando a análise interna e externa da empresa e da marca.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre a avaliação da estratégia de marketing devidamente integrada num sector e num ambiente competitivo.
2. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas de auditoria específicas da função marketing.
Competências a adquirir
1. Analisar, no contexto de uma estratégia de marketing, a marca e o seu contexto de mercado: concorrência, enquadramento económico e social;
2. Analisar as estratégias e políticas de marketing da empresa e da marca.
3. Desenvolver capacidades de análise, síntese e juízo crítico sobre a situação de marketing analisada.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. A auditoria de marketing: conceito e objetivos
1.1. Conceito de auditoria de marketing
1.2 Contextualização da auditoria no plano de marketing
1.3 Etapas essenciais da auditoria de marketing
2. Auditoria interna
2.1. Análise dos sistemas de informação e planeamento
2.2 Análise das opções estratégicas de marketing
2.3 Análise das variáveis de gestão de marketing
3. A auditoria do ambiente competitivo
3.1 A envolvente económica e social da empresa e da marca
3.2 A marca e os seus concorrentes: a análise do mercado
3.3 Análise do consumo: evolução e tendências
4. Diagnóstico e recomendações
4.1 Diagnóstico das componentes internas e externas
4.2 Recomendações para a gestão de marketing
4.3 Modelos de orientação estratégica
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Auditoria de marketing
Estratégia de marketing
Ambiente de mercado
Bibliografia Principal
Autor | WILSON, Aubrey |
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Título | The Marketing Audit Handbook |
Local | London |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2011 |
Autor | MCDONALD, Malcolm |
Título | The Marketing Audit: translating marketing theory |
Local | Oxford |
Editora | Butterwort |
Ano | 2007 |
Autor | Chernev, A. & Kotler, P. |
Título | Strategic Marketing Management |
Edição | 8th |
Local | USA |
Editora | Cerebellum |
Ano | 2014 |