Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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PROJECTO - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Elizabeth Real
Assistentes: Prof. Doutor Teste

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Contextualizar o Planeamento em Marketing no Planeamento de Marketing Global
2. Compreensão do que é um Plano de Marketing; diferentes Metologias e Autores
3. Compreensão das várias Fases da Elaboração de um Plano de Marketing
4. Desenvolver, na prática, um Plano de Marketing

Objectivos Específicos

1. O Aluno compreender a amplitude do conceito Plano de Marketing
2. O Aluno apreender os príncipios básicos do Planeamento em Marketing
3. O Aluno compreender a existências de várias metodologias de Plano de Marketing
4. O Aluno distinguir claramente as várias Fases de um Plano de Marketing
5. O Aluno elaborar, na prática, um Plano de Marketing com todas as suas Fases

Competências a adquirir

1. Descrever e perceber o que é um Plano de Marketing
2. Compreender e contextualizar a importância do Plano de Marketing
3. Reconhecer vários tipos de Plano de Marketing; diferentes Metodologias/Autores
4. Compreender todas as Fases do Plano de Marketing
5. Construir um Plano de Marketing de uma Organização

Metodologia de Ensino

Exposição dos Temas incluídos no Programa
- Trabalho Prático: "Elaboração do Plano de Marketing de?"
Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos
necessários à elaboração de um Plano de Marketing

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação. Introdução à Unidade Curricular
2. A importância e o Papel do Plano de Marketing no Processo de Planeamento Geral
3. Conceito "Plano de Marketing" - O que é um Plano de Marketing? Factores-Chave de Sucesso
4. Objectivos e Vantagens de um Plano de Marketing; Sua articulação com a Missão e a Cultura
da Organização
5. Plano de Marketing: Diferentes Tipos/Metodologias
6. Fases na Elaboração de um Plano de Marketing
6.1 Introdução/Sumário Executivo
6.2 Diagnóstico da Situação; Análise Micro-Ambiental (Interna), Macro-Ambiental (Externa) e
Análise SWOT
6.3 Formulação dos Objectivos de Marketing
6.4 Formulação das Estratégias de Marketing
6.5 Definição dos Planos de Acção
6.6 Definição do Orçamento de Marketing
6.7 Avaliação e Controlo do Plano de Marketing
7. Articulação de todas as Fases do Plano de Marketing
8. Construção de um Plano de Marketing de um produto/serviço, incluindo todas as suas fases.

Métodos de Avaliação

A avaliação será contínua, de acordo com o regime em vigor na Universidade, incluindo
participação activa nas aulas, trabalho prático, apresentações, um mini-teste e frequência.
Utilização de um Relatório de Frequência/Avaliação em vários aspectos, nomeadamente
interesse, esforço e criatividade. Este regime de Avaliação Contínua será realizado da seguinte
forma:
- Trabalho Prático Individual & Apresentações
- 2 Mini-Testes
- Prova de Frequência

Recursos Didácticos

1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Marketing
Plano de Marketing
Planeamento
Estratégia

Bibliografia Principal

Autor DIBB, Sally & SIMKIN, Lyndon
Título Marketing Planning
Edição 1st
Local London
Editora Cengage Learning EMEA
Ano 2008
Autor TORRES, Hugo
Título O Plano de Marketing Empresarial
Edição 1.ª
Local Lisboa
Editora Edições Afrontamento
Ano 2011
Autor WESTWOOD, John
Título How to write a marketing plan
Edição 4th Ed.
Local London
Editora Kogan Page Publishers
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor NUNES, João & CAVIQUE, Luis
Título Plano de Marketing - estratégia em acção
Autor Kottler, P.
Título Marketing Management – The Millenium Edition
Edição 1ª Ed.
Local NY
Editora Prentice Hall, Upper Saddle River
Ano 2000