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COMPORTAMENTO DESVIANTE - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Olga Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Olga Cunha

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender o conceito desvio, normal e patológico.
Promover conhecimento acerca das principais explicações teóricas do comportamento desviante.
Refletir sobre as implicações das diferentes teorias para a intervenção no comportamento desviante.

Objectivos Específicos

Compreender as concetualizações de desvio, normalidade e patologia.
Conhecer os contributos teóricos da biologia, psicologia e das ciências sociais na compreensão do desvio.
Fomentar a compreensão da transdisciplinaridade e complexidade explicativa do comportamento desviante.

Competências a adquirir

Conhecer os desenvolvimentos teóricos sobre a natureza e o significado de desvio, normalidade e patologia.
Demonstrar conhecimento acerca das principais teorias aplicadas à compreensão do comportamento desviante.
Saber explicar o comportamento desviante referente a contextos e comportamentos específicos à luz das teorias estudadas.
Ser capaz de aplicar e explicar as diferentes teorias à realidade criminal atual.

Metodologia de Ensino

Método expositivo e demonstrativo e realização de Trabalhos/exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 - Conceções gerais sobre o comportamento desviante
1.2 - Comportamento Desviante: definições, identificação e diferenciação de conceitos
1.3 - Complexidade do comportamento desviante: Questões concetuais relativas a noções como normalidade e patologia, comportamento antissocial, marginalidade, delinquência e crime.
2. Perspetivas Teóricas
2.1 – Contributo das Teorias Biológicas
2.1.1. Bio-antropologia, Frenologia e Antropologia Criminal
2.1.2. Genética, bioquímica, neurologia, neuropsicologia e neurofisiologia
2.2 – Contributo das Teorias Psicológicas
2.2.1. Linhas de estudo da Personalidade Criminal.
2.3 – Contributo das Teorias Sociológicas
2.3.1. A Escola de Chicago: Teoria ecológica de Park; Teoria das zonas concêntricas de Burgess; Teorias da delinquência juvenil de Shaw e McKay; Teoria da associação diferencial de Sutherland.
2.3.2. A teoria da anomia de Merton.
2.3.3. A teoria da subcultura de Cohen.
2.3.4. A teoria da oportunidade de Cloward e Ohlin.
2.3.5. As teorias do controlo social: Teoria dos controlos pessoais e sociais de Reiss; Teoria dos controlos sociais focados na família de Nye; Teoria da contenção de Reckless; Teoria do controlo de Hirschi; Teoria do autocontrolo Gottfredson e Hirschi; Teoria do controlo-poder de Hagan.
2.4 - Contributo das Teorias Situacionais
2.4.1. Teoria das atividades rotineiras
2.4.2. Teoria da escolha racional.
2.5 - Contributo das Teorias Desenvolvimentais
2.5.1. Trajetórias desenvolvimentais de Loeber.
2.5.2. Taxonomia desenvolvimental de Moffitt.
2.5.3. Teoria do potencial antissocial cognitivo de Farrington

Métodos de Avaliação

2 mini-testes
1 trabalho prático com apresentação oral
Frequência final

Recursos Didácticos

Meios audiovisuais
Casos clínicos
Exercícios práticos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comportamento desviante
Delinquência
Comportamento anti-social

Bibliografia Principal

Autor Clinard, Marshall, B.
Título Sociology of Desviation Behavior
Edição 13ª
Local Australia
Editora Thomson Wadsworth
Ano 2008
Autor Rowe, DC.
Título Biology and Crime
Editora Roxbury Publishing Company
Ano 2002
Autor Cassel, E & Bernstein, D.
Título Criminal Behavior
Local New Jersey
Editora Lawrence Erlbaum Associates, publishers
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor Downes, D. & Rock, P
Título Understanding Deviance
Edição
Local Oxford
Editora University Press
Ano 2007
Autor Thio, A
Título Deviant behavior
Edição
Local Boston
Editora Allyn & Bacon
Ano 2010