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DELINQUÊNCIA JUVENIL E MENORES - 2016/2017
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Moreira
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Moreira
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Compreender a delinquência como um fenómeno multifactorial;
Compreender a necessidade de compreender a delinquência numa perspectiva desenvolvimental;
Compreender as principais teorias de delinquência;
Desenvolver uma visão integradora do fenómeno da delinquência;
Objectivos Específicos
Comprender criticamente as principais definições de delinquência;
Compreender a delinquência como um fenómeno que é percepcionado de diferentes prismas, de acordo com as diferentes disciplinas científicas;
Identificar os factores de risco associados à delinquência;
Identificar as contribuições e linitações das principais abordagens explicativas da delinquência;
Conceptualizar trajectórias de delinquência à luz de diferentes perspectivas teóricas;
Competências a adquirir
Identificação dos factores de risco para a delinquência presentes nas trajectórias de delinquência;
Descrição objectiva de casos de trajectórias de delinquência;
Conceptualização de casos de trajectórias de delinquência;
Metodologia de Ensino
As metodologias de ensino combina metodologias expositivas com metodologias participativas.
Conteúdos Programáticos
Parte I - Delinquência: definição e evolução histórica;
I.1. Definições e prevalência (delinquência VS perturbações de comportamento), evolução e estabilidade;
I.2. Conceitos associados: saúde, doença, perturbação,
I.3. Contributos das disciplinas desenvolvimentais de relevo para a delinquência: factores de protecção, factores de risco, princípio de equifinalidade, princípio de multifinalidade;
I.4. Tipologias de intervenção na delinquência: do modelo de saúde pública ao modelo de Gordon;
1.5. A descrição e conceptualização de comportamentos delinquentes e de trajectórias de delinquência
Parte II - Teorias de delinquência
II.1. Perspectivas contextuais
II.2. Teorias biológicas e biosociais
II.3. Teorias psicológicas
II.4. Teorias sociais
II.5. Teorias interpessoais e situacionais
II.6. Teorias de controlo
II.7. Teorias de rotulação
II.8. Teorias radicais
II.9. Teorias integradoras
Métodos de Avaliação
Dois exames escritos ao longo do semestre;
Um trabalho individual a apresentar no final do semestre;
Recursos Didácticos
Livros, artigos científicos; casos;
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Delinquency;
Developmental factors;
Theories of delinquency;
Bibliografia Principal
Autor | Born, Michel |
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Título | Psicologia da delinquência |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi Editores |
Ano | 2005 |
Autor | Shoemaker, D.J.. |
Título | Theories of delinquency: An examination of explan |
Edição | 6 |
Local | Oxford |
Editora | Oxford University Press |
Ano | 2010 |
Autor | Bartollas, C.F. & Schmalleger, F.J. |
Título | Juvenile Delinquency |
Editora | Prentice Hall. |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | Siegel, L.J. & Welsh, B.C |
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Título | Juvenile Delinquency: Theory, Practice, and Law |
Autor | Moreira, P. & Melo, A |
Título | Saúde Mental: do tratamento à prevenção |