Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Criminologia

English Version

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FORENSES - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor José Barra da Costa
Assistentes: Prof. Doutor José Barra da Costa

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

As Ciências Forenses procuram dar resposta ao crescente interesse demonstrado por vários sectores sobre o poder do conhecimento científico, modelado, de início, pelo positivismo e pelo método das ciências naturais, e, posteriormente, pela criação de sistemas explicativos dos fenómenos apreendidos, através do estabelecimento de leis, cuja análise, por norma, tem como pano de fundo o discurso contemporâneo da Criminologia e da Investigação Criminal.

Objectivos Específicos

Tendo em vista a futura função do aluno, esta UC tem por objectivo transmitir conhecimentos avançados, em termos de permitir a obtenção de estratégias profissionais, pedagógicas e científicas, adequadas às diversas áreas das ciências forenses.

Competências a adquirir

A partir da apresentação de matérias relativas à Criminologia, ao Direito, à Polícia Científica e, por todas, à Investigação Criminal, será transmitido conhecimento capaz de permitir a análise do processo criminal e seus intervenientes, bem como a formulação dos procedimentos e a elaboração de relatórios, em termos do estudo técnico do crime, para se poder entender o que acontece, o que se faz, como se faz, quem pode fazer o quê e quando e, essencialmente, a metodologia a utilizar.

Metodologia de Ensino

De acordo com os métodos pedagógicos mais adequados às matérias em causa: expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo.

Conteúdos Programáticos

Desde que as ciências forenses começaram a levar em conta as condições sócio-históricas da produção das provas e o funcionamento dos mecanismos legais, a problematização destas estruturas impôs que fossem consideradas as seguintes matérias:
-«questões fundamentais / instrumentos de análise» (tempo / quando; lugar / onde; modo / como; autor / quem; natureza / o quê; móbil / porquê);
- «procedimentos gerais do espírito» (análise, correlação, síntese, indução, dedução, analogia e intuição);
- para além de outros «elementos fundamentais do conhecimento».
Atento o âmbito forense de cada uma das principais disciplinas científicas, no quadro das suas diferentes manifestações técnicas é possível assumir a compreensão abrangente do fenómeno criminal, a partir das respectivas metodologias. Deste modo, em termos de competências, visa-se proporcionar uma compreensão abrangente do fenómeno criminal a partir de uma metodologia que envolva a dimensão científica, promovendo as Metodologias das Ciências Forenses no quadro das diferentes manifestações de desvio e de crime, para que no final os alunos possam estar preparados para, no imediato, responder às seguintes questões:

- Qual a importância da utilização do método no âmbito das Ciências Forenses, designadamente em investigação criminal, em particular no local do crime?
- O crime é um problema humano ou é «apenas» uma questão do poder a ser analisada pelas Ciências Forenses e Criminais?
- Como prevenir os juízos dogmáticos e as paixões que inibem as atitudes científicas dos técnicos forenses e dos investigadores criminais?
- Quais as implicações das perspectivas forenses e criminais ao nível da investigação científica e da intervenção social?
No final o aluno deverá estar preparado para, no imediato, responder, entre outras, às questões relacionadas com a importância da utilização do «método» em investigação científica, sua construção e distinção.

Métodos de Avaliação

1. Avaliação contínua: aplicada em função do «saber estar» e do «saber fazer» do aluno nas aulas, atento o acompanhamento do seu progresso (integração de ideias, conteúdos e conceitos, pertinência nas conclusões e investimento pessoal e criatividade).
2. Avaliação periódica escrita em dois momentos (60%, por decisão superior).
3. Avaliação/frequência final escrita (40%, por decisão superior).

Recursos Didácticos

Uso de material informático.
Projector Multimédia, retroprojector.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Criminologia
Forense
Método
Criminal

Bibliografia Principal

Autor Barra da Costa, J.
Título “Coordenadas históricas, formas e problemas actua
Edição ano 10, nº 1
Local Coimbra
Editora Coimbra Editora
Ano 2000
Autor Carrola, Filipa
Título Sexo, Crianças e Abusadores
Local Ponta Delgada
Editora Edições Macaronésia
Ano 2013
Autor Barra da Costa, J
Título Quem tem medo da intercuriosidade da Criminologia
Edição Ano 21, nº 1
Local Coimbra
Editora Coimbra Editora
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Lima, M.
Título Inquérito sociológico. Problemas de metodologia
Autor Carmo, H., e Ferreira, M.
Título Metodologia da Investigação: Guia para Auto-apren