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AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Patrícia Pinto
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Pinto
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos. Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo.
Objectivos Específicos
1) Conhecer a evolução das práticas em Psicologia da Educação
2) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a intervenção
3) desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
4) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional
Competências a adquirir
1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação, de acordo com as perspetivas ecológicas.
2)Identificar e aplicar as especificidades da consulta psicológica educacional.
3)Desenvolver e a aplicar competências de avaliação e intervenção considerando múltiplos intervenientes e contextos.
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Entrevista a psicólogos educacionais/escolares.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.
Conteúdos Programáticos
1.O psicólogo educacional e as suas atribuições
1.1. Generalidades e especificidades da consulta psicológica educacional
1.2. Dos modelos de consulta psicológica aos modelos de consultadoria
1.3. Serviço de base psicoeducacional: as intervenções ecológicas
1.4. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicopatologia do Desenvolvimento e da Psicologia Cognitiva para a prática da Consulta Psicológica Educacional
2. Princípios orientadores da avaliação no âmbito do modelo ecológico.
2.1. Diferentes formatos de avaliação e sua complementaridade: avaliação formal e informal, instrumentos de referência a normas e a critérios.
2.2. Instrumentos de avaliação ecológica e seu uso para avaliação do comportamento adaptativo.
2.3. Avaliação de projetos de intervenção
3. Avaliação e intervenção nas problemáticas mais frequentes em contexto educativo - modelos explicativos e técnicas específicas:
3.1. Problemas de Comportamento
3.2. Problemas Emocionais
3.3. Programas de intervenção de caráter preventido e/ou remediativo
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Perspetiva ecológica do desenvolvimento humano
Avaliação baseada empiricamente.
Intervenção com base em evidência.
Bibliografia Principal
Autor | ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds) |
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Título | Handbook of educational psychology |
Local | Mahwah, N.J. |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2006 |
Autor | REYNOLDS, Cecil & GUTKIN, Terry (Eds) |
Título | Handbook of school psychology |
Edição | 13ª ed. |
Local | New York |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 1999 |
Autor | DAMON, William & LERNER, Richard |
Título | Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4 |
Edição | 6.ª ed. |
Local | New Jersey |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.) |
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Título | Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento, |
Autor | Gutkin, T. B., & Reynolds, C. R |
Título | The handbook of school psychology. |