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COMPETÊNCIAS DE AJUDA E DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA - 2019/2020

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O objetivo geral da UC de Competências de Ajuda e de Relação Terapêutica (CART) é promover o desenvolvimento das competências necessárias à relação de ajuda e à prática clínica.

Objectivos Específicos

Compreender:
a) o enquadramento teórico/conceptual das principais CART;
b) a importância das CART na prática clínica;
c) a complementaridade e influências mútuas entre comp. comunicacionais e relacionais;
d) a importância das CART no contexto de implementação de estratégias e técnicas de mudança comportamental;
Conhecer as diversas tipologias de CART e as funções específicas e comuns aos grupos CART;
Desenvolver sensibilidade e auto-monitorização de respostas corporais subjacentes às CART

Competências a adquirir

Competências de atendimento (linguagem verbal e não-verbal e escuta ativa)
Competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado)
Competências e estratégias de influência
Competências de Relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback).

Metodologia de Ensino

O ensino combinará metodologias participativas, demonstrativas, de observação, modelagem, role-play e treino de competências específicas. Através da metodologia expositiva serão explorados os conteúdos teóricos/conceptuais. A UC terá uma forte componente de treino: visionamento de vídeos demonstrativos das competências, identificação e descrição de cada técnica e seus componentes, role-play e a modelagem. O trabalho colaborativo em grupo, e feedback por parte de docente e colegas serão usados.

Conteúdos Programáticos

1. Competências de ajuda e de intervenção psicológica: conceitos e tipologias;
2. Enquadramento conceptual: perspetiva centrada na pessoa, psicodinâmica, cognitivo-comportal e
transteórica;
3. Competências de atendimento: a) linguagem verbal e não-verbal (Contacto Ocular, Linguagem corporal, Para linguística, Atenção, Silencio), b) escuta ativa (processo de escuta, questionamento, encorajamento, paráfrase, sumarização), c) competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado; Competências e estratégias de influência);
4. Relação terapêutica: relação e aliança; importância da relação terapêutica; competências da relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback);
5. Modelo integrador das 3 fases de competências de ajuda (exploração de emoções e cognições; compreensão de emoções e cognições; implementação de mudanças)

Métodos de Avaliação

O aproveitamento requer a presença do mínimo de 70% das aulas.
Cada estudante apresentará uma gravação de interação com um hipotético cliente (um colega), em que demonstrará o exercício das principais competências. A docente visionará cada gravação e classificará o domínio que cada estudante apresenta das diferentes competências (avaliação contínua: 60%). Para além disso, os estudantes farão um exame escrito final (40%).

Recursos Didácticos

Livros; Artigos científicos; Vídeos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Competências de ajuda
Competências de relação terapêutica
Aliança terapêutica

Bibliografia Principal

Autor CHANG, Valerie; SCOTT, Sherin
Título Developing helping skills: A step-by-step approach
Edição 2ª ed
Local Brooks Cole / Cengage Learning
Editora Belmont USA
Ano 2009
Autor HILL, Clara
Título Helping skills: Facilitating exploration, insight,
Edição 4ª ed
Local Washington
Editora APA
Ano 2014
Autor IVEY, Allen E.; IVEY, Mary B.
Título Intentional interviewing and counseling: facilitat
Edição 8ª ed
Local Belmont, USA
Editora Brooks Cole / Cengage Learning
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor FERNANDES, Eugénia
Título Aliança Terapêutica - Da Teoria à Prática Clínica
Autor NELSON-JONES, Richard
Título Practical Counselling & Helping Skills
Edição 6ª ed
Local UK
Editora Sage
Ano 2013