Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES - 2019/2020
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Explorar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam o desenho de um plano de avaliação psicológica no âmbito da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.
Objectivos Específicos
- Enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Analisar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Analisar os princípios em que se alicerça o desenho de um plano de avaliação clínica,
- Discutir os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.
Competências a adquirir
- Enquadramento da avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Conhecimento das principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes;
- Elaboração de planos de avaliação clínica;
- Desenvolvimento de competências de administração, cotação e interpretação dos resultados dos principais instrumentos de avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- Integração e comunicação dos resultados da avaliação.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Role-playing, para ilustrar competências específicas a mobilizar no contexto da avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- Treino de cotação e interpretação dos procedimentos requeridos por cada um dos instrumentos de avaliação psicológica explorado.
Conteúdos Programáticos
1. A avaliação psicológica de crianças e adolescentes em contexto clínico:
1.1. Modelos teórico-concetuais da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações para a avaliação psicológica de crianças e adolescentes.
2. Estratégias formais e informais na avaliação clínica de crianças e adolescentes:
2.1. Entrevista clínica com a família e com a/o criança/adolescente;
2.2. Observação em contexto clínico;
2.3. Instrumentos de avaliação do ajustamento socioemocional, de rastreio de perturbações específicas e/ou da perceção/representação da(o) criança/adolescente sobre os seus contextos de vida significativos:
2.3.1. Sistema de Avaliação Baseado em Evidência Empírica (ASEBA)
- Child Behavior Checklist for Ages 1 1/2- 5 (CBCL 1 1/2 – 5; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Caregiver-Teacher Report Form for Ages 1 1/2-5 (CTRF; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL 6-18; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Teacher´s Report Form (TRF; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Youth Self-Report (YSR; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Semistructured Clinical Interview for Children & Adolescents (SCICA; McConaughy & Achenbach, 2001).
2.3.2. Roberts-2 (Roberts & Gruber, 2005);
2.3.3. Instrumentos de avaliação da ansiedade e da depressão;
2.3.4. Instrumentos de avaliação dos problemas do comportamento, dificuldades de regulação da atenção e hiperatividade.
2.4. Instrumentos de avaliação do funcionamento cognitivo:
2.4.1. Escala de Inteligência de Wechsler para crianças – 3ª edição (WISC-III; Wechsler, 2003);
3. Comunicação de dados recolhidos no processo de avaliação (comunicação oral e sistematização dos resultados num relatório de síntese do processo de avaliação clínica).
Métodos de Avaliação
De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório de avaliação clínica, com base num caso clínico fornecido pela docente.
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de avaliação psicológica explorados nas aulas
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
avaliação clínica, observação, entrevista, instrumentos de avaliação psicológica
Bibliografia Principal
Autor | Carr, A. |
---|---|
Título | Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole |
Edição | 1ª |
Local | Braga |
Editora | Psiquilíbrios Edições |
Ano | 2014 |
Autor | Sattler, J. |
Título | Assessment of Children |
Edição | 3rd edition |
Local | San Diego |
Editora | Jerome M. Sattler, Publisher |
Ano | 1992 |
Autor | Almeida, L., Machado, C., Simões, M., & Gonçalves, |
Título | Avaliação Psicológica: instrumentos validados para |
Edição | 2ª |
Local | Coimbra |
Editora | Quarteto Editora |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | Wechsler, D. |
---|---|
Título | Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – |
Autor | Roberts, G., & Gruber, C. |
Título | Roberts-2 [Manual] |