Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

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AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES - 2019/2020

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Explorar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam o desenho de um plano de avaliação psicológica no âmbito da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.

Objectivos Específicos

- Enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Analisar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Analisar os princípios em que se alicerça o desenho de um plano de avaliação clínica,
- Discutir os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.

Competências a adquirir

- Enquadramento da avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Conhecimento das principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes;
- Elaboração de planos de avaliação clínica;
- Desenvolvimento de competências de administração, cotação e interpretação dos resultados dos principais instrumentos de avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- Integração e comunicação dos resultados da avaliação.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Role-playing, para ilustrar competências específicas a mobilizar no contexto da avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- Treino de cotação e interpretação dos procedimentos requeridos por cada um dos instrumentos de avaliação psicológica explorado.

Conteúdos Programáticos

1. A avaliação psicológica de crianças e adolescentes em contexto clínico:
1.1. Modelos teórico-concetuais da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações para a avaliação psicológica de crianças e adolescentes.

2. Estratégias formais e informais na avaliação clínica de crianças e adolescentes:
2.1. Entrevista clínica com a família e com a/o criança/adolescente;
2.2. Observação em contexto clínico;
2.3. Instrumentos de avaliação do ajustamento socioemocional, de rastreio de perturbações específicas e/ou da perceção/representação da(o) criança/adolescente sobre os seus contextos de vida significativos:
2.3.1. Sistema de Avaliação Baseado em Evidência Empírica (ASEBA)
- Child Behavior Checklist for Ages 1 1/2- 5 (CBCL 1 1/2 – 5; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Caregiver-Teacher Report Form for Ages 1 1/2-5 (CTRF; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL 6-18; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Teacher´s Report Form (TRF; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Youth Self-Report (YSR; Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014),
- Semistructured Clinical Interview for Children & Adolescents (SCICA; McConaughy & Achenbach, 2001).
2.3.2. Roberts-2 (Roberts & Gruber, 2005);
2.3.3. Instrumentos de avaliação da ansiedade e da depressão;
2.3.4. Instrumentos de avaliação dos problemas do comportamento, dificuldades de regulação da atenção e hiperatividade.
2.4. Instrumentos de avaliação do funcionamento cognitivo:
2.4.1. Escala de Inteligência de Wechsler para crianças – 3ª edição (WISC-III; Wechsler, 2003);

3. Comunicação de dados recolhidos no processo de avaliação (comunicação oral e sistematização dos resultados num relatório de síntese do processo de avaliação clínica).

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório de avaliação clínica, com base num caso clínico fornecido pela docente.
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de avaliação psicológica explorados nas aulas

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

avaliação clínica, observação, entrevista, instrumentos de avaliação psicológica

Bibliografia Principal

Autor Carr, A.
Título Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole
Edição
Local Braga
Editora Psiquilíbrios Edições
Ano 2014
Autor Sattler, J.
Título Assessment of Children
Edição 3rd edition
Local San Diego
Editora Jerome M. Sattler, Publisher
Ano 1992
Autor Almeida, L., Machado, C., Simões, M., & Gonçalves,
Título Avaliação Psicológica: instrumentos validados para
Edição
Local Coimbra
Editora Quarteto Editora
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor Wechsler, D.
Título Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças –
Autor Roberts, G., & Gruber, C.
Título Roberts-2 [Manual]