Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS - 2019/2020

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O objetivo da UC de Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) é promover conhecimentos e competências ao nível das estratégias TCC de 1ª/2ª geração.
Compreender a necessidade de implementar estratégias e técnicas derivadas de modelos conceptuais e
teóricos robustos e com validação empírica do funcionamento psicológico;
Conhecer os principais pressupostos subjacentes às TCC de 1/2ª geração;
Conhecer a validação empírica das técnicas TCC;

Objectivos Específicos

Ser capaz de implementar as diferentes técnicas das TCC de 1/2 geração;
Compreender criticamente as potencialidades e as limitações das diferentes técnicas TCC de 1/2ª geração;
Compreender a relevância e aplicabilidade das TCC de 1/2ª geração a vários processos e dimensões da prática
clínica como avaliação, conceptualização e intervenção (relação entre esta e outras UCs)

Competências a adquirir

Conhecimentos e competências relativas à implementação das Terapias Cognitivo-Comportamentais de 1ª/2ª geração.
Compreender criticamente a relevância e aplicabilidade das diferentes técnicas TCC de 1/2ª geração, bem como as potencialidades e as limitações.

Metodologia de Ensino

O ensino combinará metodologias expositivas, participativas, demonstrativas, de observação, modelagem,
role-play e treino das diferentes técnicas. A metodologia expositiva será utilizada na apresentação da síntese
dos pressupostos das abordagens, modelos e técnicas, na exploração de conceitos da validação empírica das
abordagens e técnicas.

Conteúdos Programáticos

Introdução às Terapias Cognitivo-comportamentais(TCC): Fundamentos; evidência; componentes básicos
(ABC), estruturas, processos e conteúdos cognitivos;
Principais técnicas das TCC de 1ºa e 2ª geração:
Técnicas comportamentais: exposição gradual e mediatizada, exposição directa, estratégias operantes,
modelagem e prática comportamental;
Técnicas cognitivas: técnicas de auto-controlo; Estratégias cobertas; Estratégias de resolução de problemas;
técnicas de inoculação de stresse; Técnicas de Reestruturação Cognitiva (e debate racional); Treino de autoinstrução.

Métodos de Avaliação

Assiduidade mínima de de 70% das aulas. Trabalho individual de avaliação contínua, em que cada estudante procederá à
gravação de uma interação com um hipotético cliente (um colega), em que demonstrará a implementação das
técnicas, sendo avaliado o domínio do estudante na prática das diferentes técnicas (60% da classificação). No final do semestre, os estudantes farão um exame escrito final (40% da classificação final).

Recursos Didácticos

Powerpoints; Vídeos Ilustrativos; Role-Play;Modelagem; B-On; Moodle

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Terapias Cognitivo-Comportamentais; Técnicas comportamentais; Técnicas Cognitivas

Bibliografia Principal

Autor Beck, J & Beck, AT
Título Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond
Edição 2nd/Last Ed
Editora Guildford
Ano 2011
Autor Newman, CF
Título Core Competencies in Cognitive-Behavioral Therapy:
Editora Routledge
Ano 2011
Autor Dobson, DJG & Dobson, KS
Título Evidence-based practice of cognitive-behavioral th
Editora Guilford Press
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor Beck, J
Título Terapia cognitiva: teoria e prática
Edição 2ª ed
Local
Editora Artmed
Ano 2013
Autor Gonçalves, O
Título Terapias Cognitivas: Teorias e Práticas