Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

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CONCEPTUALIZAÇÃO CLÍNICA - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Diana Cunha

Carga Horária

Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O objetivo desta UC é promover conhecimentos de modelos conceptuais e de pressupostos teóricos de
conceptualização clínica, bem como competências de aplicação dos mesmos a casos concretos.

Objectivos Específicos

Compreender o significado de conceptualização clínica e a sua importância no processo de intervenção
psicológica, particularmente como elemento de ligação entre a avaliação e a intervenção;
Ter consciência de que a compreensão do funcionamento dos indivíduos é influenciada pelos pressupostos e
princípios dos quadros conceptuais subjacentes;

Competências a adquirir

Compreender a importância de utilizar abordagens empiricamente validadas tb no processo de
conceptualização;
Aplicar os princípios e pressupostos das abordagens biopsicossocial e cognitivo-comportamental à
compreensão de diferentes organizações psicológicas merecedoras de atenção clinica;
Ter uma compreensão crítica do potencial e das limitações das abordagens à compreensão de diferentes
condições;

Metodologia de Ensino

O ensino combinará metodologias expositivas, demonstrativas e participativas. Os conteúdos teóricos e
conceptuais serão explorados com recurso a exposição oral, e apresentação de conteúdos (power-point, vídeo
de casos). As competências de processo de conceptualização serão promovidas com uso de conceptualização
e discussão casos (a fornecer pelo docente). Tecnologias Web (Moodle) serão utilizadas para promover a
interação entre professor e alunos (fóruns de discussão, exercícios).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à conceptualização clínica (CC): definição, objectivos, processo, utilidade;
2.CC em perspectiva: da avaliação à intervenção clínica
3.Conceptualização Biopsicosocial: Identificação dos domínios relevantes do funcionamento; Descrição e
caraterização dos principais domínios de funcionamento; Influências recíprocas entre os principais domínios de
funcionamento
4.Conceptualização Cognitivo-comportamental:
Modelo cognitivo para o desenvolvimento de problemas: experiência inicial, crenças
fundamentais/hipóteses/esquemas, acontecimento, pensamentos, afeto, fisiologia, comportamento;
b. Ciclos Viciosos: processos que mantêm o problema
c. Explicação longitudinal do problema: os cinco Ps: problema, fatores precipitantes, perpetuadores,
predisponentes, fatores de proteção;
d. Contextualizar o problema: pessoal história, contexto, cultura,
5. Conceptualização com diferentes populações clínicas (condições específicas em crianças e adolescentes;
condições específicas em adultos).

Métodos de Avaliação

Os alunos devem ter assiduidade mínima das aulas de 70%. Os alunos irão proceder à conceptualização clinica de 2 casos fornecidos pela docente (1 com crianças / adolescentes, 1 com adultos), num trabalho escrito a ser entregue no final do semestre e que será o indicador de avaliação contínua (60% da classificação final). Além disso, no final do semestre, os alunos irão fazer um exame final escrito (e que contribuirá em 40% para a classificação final).

Recursos Didácticos

Serviço de consulta da Universidade; B-On; Powerpoints; casos práticos; vídeos ilustrativos;recursos digitais e de internet (ex. Moodle)

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Conceptualização Clínica; Conceptualização Biopsicossoal; Conceptualização Cognitivo-Comportamental

Bibliografia Principal

Autor Berman, P.S.
Título Case Conceptualization and Treatment Planning: Int
Edição 3rd
Editora Sage
Ano 2015
Autor Eells, T. D. (Ed.)
Título Handbook of psychotherapy case formulation
Editora Guilford Press
Ano 2011
Autor Sperry, L. & Sperr, J
Título Case Conceptualization: Mastering this Competency
Editora Routledge.
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor Ingram, B. L.
Título Clinical Case Formulations: Matching the Integrati
Autor Kuyken, W., Padesky, C.A., & Dudley, R.
Título Collaborative Case Coceptualization: Working Effec