Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

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MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Enquadrar a intervenção psicológica como resultado da integração da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação psicológica e da concetualização da casuística;
Conhecer as principais técnicas e métodos de intervenção psicológica empiricamente validados suscetíveis de mobilizar na intervenção psicológica com crianças e adolescentes;
Selecionar abordagens e estratégias diferenciadas em função do(a) quadro/sintomatologia psicopatológico(a) e especificidades desenvolvimentais.

Objectivos Específicos

Desenhar um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação psicológica e na concetualização da casuística,
Selecionar abordagens e estratégias diferenciadas em função do quadro psicopatológico, da problemática e especificidades desenvolvimentais,
Posicionar-se criticamente face às estratégias e abordagens utilizadas face às necessidades identificadas em cada caso;
Avaliar a eficácia do processo de intervenção.

Competências a adquirir

Definição de um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação psicológica e na concetualização da casuística,
Seleção de abordagens e estratégias diferenciadas em função do quadro psicopatológico, da problemática e especificidades desenvolvimentais,
Posicionamento crítico face às estratégias e abordagens utilizadas face às necessidades identificadas em cada caso;
Avaliação da eficácia do processo de intervenção.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Role-playing, com vista à modelagem da utilização das estratégias e técnicas exploradas durante as aulas.

Conteúdos Programáticos

1. A intervenção psicológica como construção resultante da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação psicológica e da concetualização da casuística,
2. Estratégias e técnicas de intervenção, empiricamente validadas, para intervir nas:
2.1. Perturbações do humor,
2.2. Perturbações da ansiedade,
2.3. Perturbação obsessivo-compulsiva,
2.4. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção,
2.5. Perturbação desafiante de oposição e perturbação do comportamento,
2.6. Perturbações de eliminação.
3. Competências específicas associadas à intervenção psicológica com crianças e adolescentes:
3.1. Desenho de planos de intervenção ajustados em função da psicopatologia/problemática,
3.2. Treino das estratégias e técnicas exploradas durante as aulas.

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório com base num caso ficcionado pelas docentes.
A avaliação final consiste num exame incidindo sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de
avaliação psicológica explorados nas aulas

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicopatologia do desenvolvimento, trajetórias típicas do desenvolvimento atípico, fatores de risco e de proteção,

Bibliografia Principal

Autor WALKER, E. ; ROBERTS, M.
Título Handbook of clinical child psychology.
Edição 3rd
Local New York
Editora John Wiley & Sons
Ano 2001
Autor CARR, A.
Título Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole
Local Braga
Editora Psiquilíbrios
Ano 2014
Autor KENDALL, P.
Título Child and adolescent therapy: cognitive-behavioral
Edição 4th ed.
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor BARKLEY, R.
Título Taking charge of ADHD: the complete, authoritative
Autor GONÇALVES, M.; HENRIQUES, M.
Título Terapia narrativa da ansiedade