Cursos / 2º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 2019/2020
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar a intervenção psicológica como resultado da integração da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação psicológica e da concetualização da casuística;
Conhecer as principais técnicas e métodos de intervenção psicológica empiricamente validados suscetíveis de mobilizar na intervenção psicológica com crianças e adolescentes;
Selecionar abordagens e estratégias diferenciadas em função do(a) quadro/sintomatologia psicopatológico(a) e especificidades desenvolvimentais.
Objectivos Específicos
Desenhar um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação psicológica e na concetualização da casuística,
Selecionar abordagens e estratégias diferenciadas em função da(o) sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades desenvolvimentais da(o) criança/adolescente,
Posicionar-se criticamente face às abordagens e estratégias utilizadas face às necessidades específicas de cada caso;
Monitorizar a eficácia do processo de intervenção.
Competências a adquirir
Definição de um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação psicológica e na concetualização da casuística,
Seleção de abordagens e estratégias diferenciadas em função da sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades desenvolvimentais da(o) criança/adolescente,
Posicionamento crítico face às estratégias e abordagens utilizadas face às necessidades identificadas em cada caso;
Avaliação da eficácia do processo de intervenção.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Role-playing, com vista à modelagem da utilização das estratégias e técnicas exploradas durante as aulas.
Conteúdos Programáticos
1. A intervenção clínica como construção resultante da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação psicológica e da concetualização da casuística;
2. Estratégias e técnicas de intervenção empiricamente validadas, para intervir nas:
2.1. Perturbações depressivas,
2.2. Perturbações da ansiedade,
2.3. Perturbação de Stress Pós-Traumático,
2.4. Perturbação obsessivo-compulsiva,
2.5. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção,
2.6. Perturbação desafiante de oposição e perturbação do comportamento,
2.7. Perturbações de eliminação;
3. Competências específicas associadas à intervenção psicológica com crianças e adolescentes:
3.1. Desenho de planos de intervenção ajustados em função da(o) sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades desenvolvimentais da(o) criança/adolescente.
Métodos de Avaliação
De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório com base num caso ficcionado pelas docentes.
A avaliação final consiste num exame incidindo sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de
avaliação psicológica explorados nas aulas
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
intervenção clínica, estratégias e técnicas, crianças e adolescentes
Bibliografia Principal
Autor | FRIEDBERG, R.; MCCLURE, J. |
---|---|
Título | Clinical practice of cognitive behavior therapy wi |
Edição | 2nc |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2015 |
Autor | CARR, A. |
Título | Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole |
Local | Braga |
Editora | Psiquilíbrios |
Ano | 2014 |
Autor | KENDALL, P. |
Título | Child and adolescent therapy: cognitive-behavioral |
Edição | 4th ed. |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | BARKLEY, R. |
---|---|
Título | Taking charge of ADHD: the complete, authoritative |
Autor | GONÇALVES, M.; HENRIQUES, M. |
Título | Terapia narrativa da ansiedade |