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MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM ADULTOS - 2019/2020

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O objectivo desta UC é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas acerca da intervenção clínica em adultos. Globalmente, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada.

Objectivos Específicos

Conhecer os modelos de tratamento empiricamente validados e os seus recentes desenvolvimentos; implementar intervenções específicas para os principais quadros psicopatológicos em adultos, de acordo com abordagem comportamental, cognitivo-emocional; desenvolver capacidades de reflexão ética e crítica, e respectiva tomada de decisão no contexto clínico; desenvolver competências de elaboração de um plano de intervenção ajustado às características e dificuldades apresentadas pelo cliente.

Competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competência e capacidade de perceber e contextualizar os casos de acordo com as características especificas associadas a diferentes perturbações psicopatológicas; saber desenhar e elaborar programas de intervenção ajustadas às perturbações; desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico, com discussão e reflexão ativa das temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

1. O processo típico de intervenção terapêutica com adultos:
1.1. Fases e processos da Intervenção psicológica;
1.2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
1.3. A importância da formulação de caso na TCC
1.4. Elaboração de um plano de intervenção centrado no cliente.
2. Modelos, estratégias e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações psicológicas:
2.1. Perturbações de Ansiedade
2.2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Perturbações Relacionadas
2.4. Perturbações Depressivas
2.5. Perturbações de Personalidade
2.6. Perturbações de Alimentação e da Ingestão
3. Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo terapêutico.
4. Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos específicos de intervenção.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua irá contemplar a componente prática com a discussão de casos e/ou role-play. De igual forma será consideradas a assiduidade e a participação. Implicará ainda a realização e apresentação oral de dois trabalhos de grupo: 1) sobre um tratamento empiricamente validado numa perturbação psicológica específica e 2) o desenvolvimento de um programa de intervenção TCC num caso prático a ser fornecido pelo docente.

Recursos Didácticos

Livros e artigos científicos; bases de dados online. Como recursos de apoio serão utilizados protocolos de intervenção, guiões de estratégias clínicas e vídeos com exemplos de intervenção clínica. Na plataforma Moodle serão facultados vários guiões para atividades práticas .

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Intervenção em adultos
Terapia Cognitiva-Comportamental
Contextualização clínica

Bibliografia Principal

Autor American Psychiatric Association
Título Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbaçõ
Edição 5ª ed
Local Lisboa
Editora Climepsi
Ano 2014
Autor O’Donohue, W, Fisher, JE & Hayes, SC
Título Cognitive Behavior Therapy: Applying Empirical Sup
Edição 2ª ed
Local New York
Editora Wiley
Ano 2009
Autor Knapp, P.
Título Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiqui
Local Porto Alegre
Editora Artmed
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor Beck, J
Título Cognitive Behavior Thepary: Basics and Beyonf
Edição 2ª ed
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2011
Autor Dobson, DJG & Dobson, KS
Título Evidence-based practice of cognitive-behavioral th