Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM ADULTOS - 2019/2020
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz
Carga Horária
Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objectivo desta UC é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas acerca da intervenção clínica em adultos. Globalmente, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada.
Objectivos Específicos
Conhecer os modelos de tratamento empiricamente validados e os seus recentes desenvolvimentos; implementar intervenções específicas para os principais quadros psicopatológicos em adultos, de acordo com abordagem comportamental, cognitivo-emocional; desenvolver capacidades de reflexão ética e crítica, e respectiva tomada de decisão no contexto clínico; desenvolver competências de elaboração de um plano de intervenção ajustado às características e dificuldades apresentadas pelo cliente.
Competências a adquirir
No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competência e capacidade de perceber e contextualizar os casos de acordo com as características especificas associadas a diferentes perturbações psicopatológicas; saber desenhar e elaborar programas de intervenção ajustadas às perturbações; desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico, com discussão e reflexão ativa das temáticas abordadas.
Conteúdos Programáticos
1. O processo típico de intervenção terapêutica com adultos:
1.1. Fases e processos da Intervenção psicológica;
1.2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
1.3. A importância da formulação de caso na TCC
1.4. Elaboração de um plano de intervenção centrado no cliente.
2. Modelos, estratégias e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações psicológicas:
2.1. Perturbações de Ansiedade
2.2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Perturbações Relacionadas
2.4. Perturbações Depressivas
2.5. Perturbações de Personalidade
2.6. Perturbações de Alimentação e da Ingestão
3. Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo terapêutico.
4. Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos específicos de intervenção.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua irá contemplar a componente prática com a discussão de casos e/ou role-play. De igual forma será consideradas a assiduidade e a participação. Implicará ainda a realização e apresentação oral de dois trabalhos de grupo: 1) sobre um tratamento empiricamente validado numa perturbação psicológica específica e 2) o desenvolvimento de um programa de intervenção TCC num caso prático a ser fornecido pelo docente.
Recursos Didácticos
Livros e artigos científicos; bases de dados online. Como recursos de apoio serão utilizados protocolos de intervenção, guiões de estratégias clínicas e vídeos com exemplos de intervenção clínica. Na plataforma Moodle serão facultados vários guiões para atividades práticas .
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Intervenção em adultos
Terapia Cognitiva-Comportamental
Contextualização clínica
Bibliografia Principal
Autor | American Psychiatric Association |
---|---|
Título | Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbaçõ |
Edição | 5ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi |
Ano | 2014 |
Autor | O’Donohue, W, Fisher, JE & Hayes, SC |
Título | Cognitive Behavior Therapy: Applying Empirical Sup |
Edição | 2ª ed |
Local | New York |
Editora | Wiley |
Ano | 2009 |
Autor | Knapp, P. |
Título | Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiqui |
Local | Porto Alegre |
Editora | Artmed |
Ano | 2004 |
Bibliografia Complementar
Autor | Beck, J |
---|---|
Título | Cognitive Behavior Thepary: Basics and Beyonf |
Edição | 2ª ed |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2011 |
Autor | Dobson, DJG & Dobson, KS |
Título | Evidence-based practice of cognitive-behavioral th |