Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

DISSERTAÇÃO - 2016/2017

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Moreira
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Moreira

Carga Horária

Orientação Tutorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Concretizar abordagens, metodologias e técnicas de investigação a questões concretas de investigação;
Tomar consciência da relação dinâmica entre processos de construção de conhecimento (dedutivo VS indutivo), dimensões do conhecimento (domínio conceptual VS empírico);

Objectivos Específicos

Planear e implementar uma investigação;
Tomar decisões baseadas na conciliação de aspectos teóricos e conceptuais, metodológicos, de recursos e de constrangimentos, nas diferentes fases dos processos de investigação;
Reflectir criticamente acerca das relações dinâmicas entre a validade (interna e externa) de uma investigação, as suas implicações para a teoria e as suas implicações para a prática profissional;

Competências a adquirir

Competências de planeamento e de desenvolvimento de uma investigação;
Competências de gestão do tempo, das tarefas, dos recursos, dos constrangimentos e dos agentes envolvidos num processo de investigação;
Competências de comunicação dos resultados da investigação;

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino combinará metodologias expositivas, demonstrativas e participativas. Os conteúdos curriculares serão explorados através da exposição oral, data-show, uso de bases de dados científicas, uso de software estatísticos e monitorização do processo de desenvolvimento da investigação por parte de cada aluno. A análise e discussão em grupo de artigos científicos e de cada uma das fases da dissertação de cada aluno ocuparão um papel central.

Conteúdos Programáticos

Parte I – A formulação do problema de investigação
As fontes e a escrita científica (forma, processo e conteúdo)
Questões éticas no processo de investigação
O processo de construção do conhecimento (indutivo e dedutivo)
A revisão da literatura
A identificação e definição das variáveis
O objectivo da investigação
A formulação das hipóteses
Parte II – A metodologia
A abordagem à investigação (qualitativa, quantitativa e mista)
O desenho da investigação
Os participantes
Os instrumentos (de avaliação e de intervenção)
Os procedimentos (de recolha e de análise dos dados)
Parte III – Os resultados
A descrição dos resultados (em tabela e em texto)
A significância estatística e a significância clínica dos resultados
Parte IV – A discussão dos resultados
A integração e a contribuição dos resultados no estado actual do conhecimento
As implicações dos resultados para a prática
As limitações da investigação
Parte V – A comunicação dos resultados (em tese, em artigo, em poster e em comunicação)

Métodos de Avaliação

Recursos Didácticos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Bibliografia Principal

Autor Mertons, D.M
Título Research and Evaluation in Education and Psycholo
Edição
Local London
Editora Sage Publications
Ano 2009
Autor Eid, M. ; Diener, E.
Título Handbook of multimethod measurement in psychology
Local Washington, DC
Editora American Psychological Association
Ano 2005
Autor Marôco, J.
Título Análise estatística com o PASW (ex SPSS).
Local Pêro Pinheiro
Editora Report Number
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor American Psychological Association
Título Publication Manual of the American Psychological
Edição
Local Wasington, DC
Editora American Psychological Association
Ano 2009
Autor Marôco, J.
Título Análise de equações estruturais – fundamentos teó