Cursos / 2º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
DISSERTAÇÃO - 2018/2019
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Moreira
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Moreira
Carga Horária
Orientação Tutorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Concretizar abordagens, metodologias e técnicas de investigação a questões concretas de investigação;
Tomar consciência da relação dinâmica entre processos de construção de conhecimento (dedutivo VS indutivo), dimensões do conhecimento (domínio conceptual VS empírico);
Objectivos Específicos
Planear e implementar uma investigação;
Tomar decisões baseadas na conciliação de aspectos teóricos e conceptuais, metodológicos, de recursos e de constrangimentos, nas diferentes fases dos processos de investigação;
Reflectir criticamente acerca das relações dinâmicas entre a validade (interna e externa) de uma investigação, as suas implicações para a teoria e as suas implicações para a prática profissional;
Competências a adquirir
Competências de planeamento e de desenvolvimento de uma investigação;
Competências de gestão do tempo, das tarefas, dos recursos, dos constrangimentos e dos agentes envolvidos num processo de investigação;
Competências de comunicação dos resultados da investigação;
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino combinará metodologias expositivas, demonstrativas e participativas. Os conteúdos curriculares serão explorados através da exposição oral, data-show, uso de bases de dados científicas, uso de software estatísticos e monitorização do processo de desenvolvimento da investigação por parte de cada aluno. A análise e discussão em grupo de artigos científicos e de cada uma das fases da dissertação de cada aluno ocuparão um papel central.
Conteúdos Programáticos
Parte I – A formulação do problema de investigação
As fontes e a escrita científica (forma, processo e conteúdo)
Questões éticas no processo de investigação
O processo de construção do conhecimento (indutivo e dedutivo)
A revisão da literatura
A identificação e definição das variáveis
O objectivo da investigação
A formulação das hipóteses
Parte II – A metodologia
A abordagem à investigação (qualitativa, quantitativa e mista)
O desenho da investigação
Os participantes
Os instrumentos (de avaliação e de intervenção)
Os procedimentos (de recolha e de análise dos dados)
Parte III – Os resultados
A descrição dos resultados (em tabela e em texto)
A significância estatística e a significância clínica dos resultados
Parte IV – A discussão dos resultados
A integração e a contribuição dos resultados no estado actual do conhecimento
As implicações dos resultados para a prática
As limitações da investigação
Parte V – A comunicação dos resultados (em tese, em artigo, em poster e em comunicação)
Métodos de Avaliação
Recursos Didácticos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Bibliografia Principal
Autor | Mertons, D.M |
---|---|
Título | Research and Evaluation in Education and Psycholo |
Edição | 2ª |
Local | London |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2009 |
Autor | Eid, M. ; Diener, E. |
Título | Handbook of multimethod measurement in psychology |
Local | Washington, DC |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2005 |
Autor | Marôco, J. |
Título | Análise estatística com o PASW (ex SPSS). |
Local | Pêro Pinheiro |
Editora | Report Number |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | American Psychological Association |
---|---|
Título | Publication Manual of the American Psychological |
Edição | 6ª |
Local | Wasington, DC |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2009 |
Autor | Marôco, J. |
Título | Análise de equações estruturais – fundamentos teó |