Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Pinto
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Pinto

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos. Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo.

Objectivos Específicos

1) Conhecer a evolução das práticas em Psicologia da Educação
2) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a intervenção
3) desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
4) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional

Competências a adquirir

1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação, de acordo com as perspetivas ecológicas.
2)Identificar e aplicar as especificidades da consulta psicológica educacional.
3)Desenvolver e a aplicar competências de avaliação e intervenção considerando múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Entrevista a psicólogos educacionais/escolares.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.

Conteúdos Programáticos

1.O psicólogo educacional e as suas atribuições
1.1. Generalidades e especificidades da consulta psicológica educacional
1.2. Dos modelos de consulta psicológica aos modelos de consultadoria
1.3. Serviço de base psicoeducacional: as intervenções ecológicas
1.4. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicopatologia do Desenvolvimento e da Psicologia Cognitiva para a prática da Consulta Psicológica Educacional

2. Princípios orientadores da avaliação no âmbito do modelo ecológico.
2.1. Diferentes formatos de avaliação e sua complementaridade: avaliação formal e informal, instrumentos de referência a normas e a critérios.
2.2. Instrumentos de avaliação ecológica e seu uso para avaliação do comportamento adaptativo.
2.3. Avaliação de projetos de intervenção

3. Avaliação e intervenção nas problemáticas mais frequentes em contexto educativo - modelos explicativos e técnicas específicas:
3.1. Problemas de Comportamento
3.2. Problemas Emocionais
3.3. Programas de intervenção de caráter preventido e/ou remediativo

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Perspetiva ecológica do desenvolvimento humano
Avaliação baseada empiricamente.
Intervenção com base em evidência.

Bibliografia Principal

Autor ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of educational psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor REYNOLDS, Cecil & GUTKIN, Terry (Eds)
Título Handbook of school psychology
Edição 13ª ed.
Local New York
Editora John Wiley & Sons
Ano 1999
Autor DAMON, William & LERNER, Richard
Título Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4
Edição 6.ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.)
Título Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento,
Autor Gutkin, T. B., & Reynolds, C. R
Título The handbook of school psychology.