Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Cristina Azevedo
Assistentes: Prof. Doutora Marisa Costa

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Conhecer os contributos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e
classificação das perturbações psicológicas que surgem na infância e adolescência,
2. Identificar e avaliar o impacto de fatores de risco e de proteção na emergência da
psicopatologia,
3. Explorar as implicações do processo de diagnóstico na intervenção em contexto escolar.

Objectivos Específicos

1. Conhecer as conceções definidoras e modelos estruturantes da psicopatologia do
desenvolvimento,
2. Conhecer os contributos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e
classificação das perturbações psicológicas,
3. Identificar e avaliar o impacto de fatores de risco e de proteção na emergência da
psicopatologia,
4. Explorar as implicações do processo de diagnóstico na intervenção em contexto escolar.

Competências a adquirir

1. Conhecimento das relações entre desenvolvimento e
psicopatologia,
2. Conhecimento dos contributos da perspetiva
desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e
classificação das perturbações psicológicas,
3. Identificação e avaliação do impacto de fatores de risco e de
proteção na emergência da psicopatologia,
4. Exploração das implicações do processo de diagnóstico na
intervenção em contexto escolar.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos,
- Visionamento de filmes e debate,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Análise e discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à Psicopatologia do Desenvolvimento: 1.1. A importância dos modelos ecológico-transacionais na concetualização da psicopatologia na infância e adolescência, 1.2. Relações entre desenvolvimento e psicopatologia, 1.3. Conceitos e modelos estruturantes. 2. Curso desenvolvimental, caraterização e classificação das principais perturbações suscetíveis de diagnosticar na infância e na adolescência: 2.1. Perturbações do humor, 2.2. Perturbações da ansiedade, 2.3. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção, 2.4. Perturbação desafiante de oposição e perturbação do comportamento, 2.5. Perturbações de eliminação, 2.6. Outras problemáticas que podem requerer sinalização em contexto escolar (i.e., problemas de relacionamento com os pares; fatores de risco associados à parentalidade, mau-trato).

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final. A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer: - a frequência de 70% das aulas, - a elaboração de um relatório com base num caso ficcionado pelas docentes. A avaliação final consiste num exame incidindo sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, vídeos, livros e artigos científicos e DSM-V.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Psicológicas
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia Clínica

Bibliografia Principal

Autor LEWIS, M. & RUDOLPH, K.
Título Handbook of developmental psychopathology
Edição 3ª ed.
Local New York
Editora Springer
Ano 2014
Autor MASH, Eric J. & BARKLEY, R.
Título Child Psychopathology
Edição 3ª ed.
Local New York
Editora Guilford Press
Ano 2014
Autor American Psychiatric Association
Título Diagnostic and Statistical Manuel of Mental Disord
Edição 5ª ed.
Local New York
Editora American Psychiatric Association Publishing
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor CARR, A.
Título The handbook of child and adolescent clinical psyc
Edição 2ª ed.
Local New York
Editora Routledge
Ano 2006
Autor CICCHETTI, D.
Título Developmental psychopathology, maladaptation and p
Edição 3ª ed.
Local Hoboken, NJ
Editora John Wiley & Sons Inc.
Ano 2016