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PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Diana Cunha
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Conhecer os contributos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e classificação das perturbações psicológicas que surgem na infância e adolescência,
2. Identificar e avaliar o impacto de fatores de risco e de proteção na emergência da psicopatologia,
3. Explorar as implicações do processo de diagnóstico na intervenção em contexto escolar.
Objectivos Específicos
1. Conhecer as conceções definidoras e modelos estruturantes da psicopatologia do desenvolvimento,
2. Conhecer os contributos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e classificação das perturbações psicológicas,
3. Identificar e avaliar o impacto de fatores de risco e de proteção na emergência da psicopatologia,
4. Explorar as implicações do processo de diagnóstico na intervenção em contexto escolar.
Competências a adquirir
1. Conhecimento das relações entre desenvolvimento e psicopatologia,
2. Conhecimento dos contributos da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia para a avaliação e classificação das perturbações psicológicas,
3. Identificação e avaliação do impacto de fatores de risco e de proteção na emergência da psicopatologia,
4. Exploração das implicações do processo de diagnóstico na intervenção em contexto escolar.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Análise e discussão de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Psicopatologia do Desenvolvimento:
1.1. A importância dos modelos ecológico-transacionais na concetualização da psicopatologia na infância e adolescência,
1.2. Relações entre desenvolvimento e psicopatologia,
1.3. Conceitos e modelos estruturantes.
2. Curso desenvolvimental, caraterização e classificação das principais perturbações suscetíveis de diagnosticar na infância e na adolescência:
2.1. Perturbações do humor,
2.2. Perturbações da ansiedade,
2.3. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção,
2.4. Perturbação desafiante de oposição e perturbação do comportamento,
2.5. Perturbações de eliminação,
2.6. Outras problemáticas que podem requerer sinalização em contexto escolar (i.e., problemas de relacionamento com os pares; fatores de risco associados à parentalidade, mau-trato).
Métodos de Avaliação
De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório com base num caso ficcionado pelas docentes.
A avaliação final consiste num exame incidindo sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de
avaliação psicológica explorados nas aulas
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicopatologia do desenvolvimento, trajetórias típicas do desenvolvimento atípico, perturbações psicológicas da infância e adolescência
Bibliografia Principal
Autor | LEWIS, M.; RUDOLPH, K. |
---|---|
Título | Handbook of developmental psychopathology |
Edição | 3ª ed. |
Local | New York |
Editora | Springer |
Ano | 2014 |
Autor | MASH, E. J.; BARKLEY, R. |
Título | Child Psychopathology |
Edição | 3ª ed. |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2014 |
Autor | CARR, A. |
Título | The handbook of child and adolescent clinical psyc |
Edição | 2ª ed. |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | CICCHETTI, D. |
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Título | Developmental psychopathology, maladaptation and p |
Edição | 3ª ed. |
Local | Hoboken, NJ |
Editora | John Wiley & Sons Inc. |
Ano | 2016 |