Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta disciplina pretende promover a aquisição de conhecimentos sobre o conceito de dificuldades de aprendizagem e a sua evolução ao longo do tempo. Pretende-se igualmente aprofundar os conhecimentos relativos aos modos de avaliação das dificuldades de aprendizagem e à intervenção adequada a cada dificuldade.

Objectivos Específicos

Os alunos deverão dominar as ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias à sua intervenção como psicólogos da educação na promoção de respostas educativas diferenciadas em contexto educativo.

Competências a adquirir

Conhecer conceitos básicos subjacentes às Dificuldades de Aprendizagem;
Identificar as dificuldades de aprendizagem, as estratégias de intervenção e eventuais encaminhamentos necessários face à problemática identificada;
Conhecer e diferenciar o papel dos diferentes agentes educativos na avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem

Metodologia de Ensino

Exposição oral de conteúdos, resolução de problemas no contexto da aula, discussão de casos, apresentação e discussão de trabalhos de grupo, discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. Dificuldades de Aprendizagem
1.1 Definição e evolução do conceito ao longo do tempo
1.2 Teorias de resposta à intervenção

2. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
2.1 Modelos concetuais
2.2 Avaliação das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
2.3 Intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
2.4 Programas de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita

3. Dificuldades de aprendizagem da matemática
3.1 Conhecimento matemático formal e informal
3.2 Construção do sentido de número
3.3 Dificuldades de aprendizagem da matemática: concetualização e avaliação
3.4 Intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática
3.5 Programas de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade; b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula; c)Intervenções orais; d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Dificuldades de aprendizagem.
Teorias da Resposta à Intervenção.
Leitura, escrita e matemática.

Bibliografia Principal

Autor MacGuinness, D.
Título Language development and learning to read. The sci
Local Cambridge
Editora The MIT Press
Ano 2005
Autor Elliott, J. G., & Grigorenko, E. L.
Título The dyslexia debate.
Local New York
Editora Cambridge University Press
Ano 2014
Autor Defior, S.
Título Dificuldades de aprendizage: Un enfoque cognitivo.
Local Granada
Editora Ediciones Aljibe
Ano 2000

Bibliografia Complementar

Autor Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Adrian
Título AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à
Autor M. J. Snowling & C. Hulme
Título The science of reading: A handbook