Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Helena Bilimória
Assistentes: Prof. Doutora Marisa Costa

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- identificar os paradigmas da aprendizagem e da motivação
- conhecer os processos motivacionais
- inter-relacionar a aprendizagem e a motivação;
- identificar os processos, estratégias e ciclos de autorregulação da aprendizagem
- aplicar os contributos da investigação na autorregulação da aprendizagem à motivação e aprendizagem
- desenvolver programas de intervenção de promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto educativo

Objectivos Específicos

Competências a adquirir

- ser capaz de:
- identificar os paradigmas subjacentes aos princípios de aprendizagem aplicados em contextos educativos;
- reconhecer os processos motivacionais
- relacionar os processos motivacionais com a aprendizagem
- identificar as fases do ciclo de autorregulação da aprendizagem, as estratégias e processos utilizados
- desenvolver programas de promoção da autorregulação da aprendizagem

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino nesta UC recorrerá a: exposição oral de conteúdos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; análise e discussão de artigos científicos

Conteúdos Programáticos

1. O conceito de Motivação: Definição e Contextualização.
1.1. Abordagens teórico-conceptuais da Motivação:
1.1.1. Abordagens homeostáticas
1.1.1.1. Teoria do Impulso (Hull)
1.1.1.2. Teoria de Campo (Lewin)
1.1.2. Abordagens cognitivas
1.1.2.1. Teoria da motivação para a realização (Atkinson)
1.1.2.2. Teoria de Expectativa-Valor (Eccles)
1.1.2.3. Teoria do medo do sucesso (Horner)
1.1.2.4. Teoria da Autoeficácia (Bandura)
1.1.2.5. Teoria de Autodeterminação – motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan)
1.1.2.6. Teoria Atribucional (Weiner)
1.1.2.7. Teoria de Objetivos de Realização (Nicholls, Ames)
1.1.2.8. Teoria das conceções pessoais de inteligência (Dweck)
1.1.3. Abordagens Humanistas
1.1.3.1. Teoria Hierárquica das Necessidades de Maslow
1.2. Influência dos contextos de socialização – família, escola – no desenvolvimento da motivação.
1.3. Métodos de avaliação e programas de intervenção na motivação.


2. Aprendizagem: Definição e contextualização
2.1. Abordagens teórico-concetuais de aprendizagem
2.1.1. Abordagem comportamentalista
2.1.1.1. Condicionamento clássico (Pavlov, Watson)
2.1.1.2. Condicionamento operante (Thorndike, Skinner)

2.2. Abordagens cognitivistas
2.2.1. Teoria social cognitiva (Bandura)
2.2.2. Teoria das condições de aprendizagem (Gagné)
2.2.3. Abordagens do processamento da informação

2.3. Abordagens construtivistas
2.3.1. Teoria estruturalista-construtivista (Piaget)
2.3.2. Perspetiva sociocultural (Vygotsky; Paulo Freire)
2.3.3. Teoria da Aprendizagem significativa (Ausubel)
2.3.4. Teoria do instrumentalismo evolucionista (Bruner)
2.3.5. Teoria da relação com o saber (Bernard Charlot)
2.3.6. Perspetivas sobre os estilos de aprendizagem

3. Autorregulação da aprendizagem
3.1. Paradigmas da autorregulação da aprendizagem
3.1.1. Modelos de autorregulação da aprendizagem
3.2. Ciclo de aprendizagem autorregulada
3.3. Estratégias de aprendizagem autorregulada
3.4. Programas de promoção da aprendizagem autorregulada



Métodos de Avaliação

A metodologia da avaliação consistirá nos seguintes pontos: a) assiduidade; b) 60% - trabalhos individuais e/ou em grupo; 40% exame.

Recursos Didácticos

- recursos multimedia
- artigos científicos para comentar na aula

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

paradigmas da aprendizagem; processos de motivação; autorregulação da aprendizagem; ciclos de autorregulação da aprendizagem; estratégias de autorregulação da aprendizagem

Bibliografia Principal