Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutora Armanda Pereira

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Identificar as principais teorias explicativas da motivação;
Conhecer os processos motivacionais;
Compreender os processos e estruturas que suportam a motivação, a emoção e a tomada de decisões;
Compreender a relevância dos processos motivacionais para o processo de aprendizagem;
Compreender a importância do promoção da motivação para um adequado processo de aprendizagem;
Compreender os principais processos e estratégias para a de autorregulação da aprendizagem.

Objectivos Específicos

Identificar as abordagens atuais ao nível da avaliação, intervenção e investigação neste domínio;
Refletir criticamente acerca da aplicação da avaliação da motivação e emoção no processo de aprendizagem;
Identificar estratégias efetivas de promoção e gestão da motivação em contexto de aprendizagem;
Identificar os processos, estratégias e ciclos de autorregulação da aprendizagem;
Identificar programas de intervenção de promoção da autorregulação da aprendizagem em
contexto educativo.

Competências a adquirir

No final da unidade o mestrando deve ser capaz de:
Identificar e aplicar as principais teorias da motivação
Reconhecer os processos motivacionais
Relacionar os processos motivacionais com a aprendizagem
Identificar as fases do ciclo de autorregulação da aprendizagem, as estratégias e processos utilizados

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino nesta UC recorrerá a: exposição oral de conteúdos; brainstorming; discussão de casos; observação de práticas; discussão de trabalhos de grupo; análise e discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de motivação: Definição e tipos de motivação
1.1. Perspetiva histórica do estudo da motivação e emoção
1.2. As necessidades humanas e os mecanismos da motivação
1.3. Teorias da motivação
1.3.1. Teoria Hierárquica das Necessidades de Maslow
1.3.2. Modelo ERC (Alderfer)
1.3.3. Teoria dos Dois Fatores (Herzberg)
1.4. A relação entre motivação, conhecimento e emoções: Teorias que relacionam motivação e emoção
1.4.1 Teoria Atribucional da Motivação e da Emocão(Weiner)
1.5. A cognição na motivação: Teorias que relacionam motivação e cognição
1.5.1. Teoria de Autodeterminação – motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan)
1.5.2. Teoria da Autoeficácia (Bandura)
1.6. Motivação académica
1.7. Aspectos culturais e contextuais na motivação, emoção, regulação emocional e comportamento

2. Conceito de aprendizagem
2.1. Aquisição de respostas e aquisição de conhecimentos
2.2. Construção de conhecimentos e aprendizagem significativa
2.3. Raciocínio e aprendizagem motivados
2.4. Teoria da Autorregulação da Aprendizagem
2.4.1. Paradigmas da autorregulação da aprendizagem
2.4.2. Modelos de autorregulação da aprendizagem
2.4.3. Ciclo de aprendizagem autorregulada
2.4.4. Estratégias de aprendizagem autorregulada
2.4.5. Programas de promoção da aprendizagem autorregulada
2.5. Gestão de recursos e estratégias de motivação
2.6. Estilos de aprendizagem e estilos cognitivos

Métodos de Avaliação

A metodologia da avaliação consistirá nos seguintes pontos: a) 10% - assiduidade e participação; b) 30% - trabalhos individuais; c) 20% - trabalhos em grupo; d) 40% exame.

Recursos Didácticos

Artigos científicos para discussão em aula
Recursos multimedia

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Motivação; Aprendizagem; Teorias da Motivação; Evolução Histórica; Autorregulação da aprendizagem

Bibliografia Principal

Autor Weiner, Bernard
Título Human Motivation: Metaphors, Theories and Research
Local London
Editora Sage
Ano 1992
Autor Higgins, Tori; Kruglanski, Arie
Título Motivational science: social and personality pers
Local Philadelphia
Editora Taylor & Francis
Ano 2000
Autor Reeve, Johnmarshall
Título Understanding Motivation and Emotion
Edição 6ª edição
Local Nova Iorque
Editora John Wiley & Sons
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Edwards, David
Título Motivation and Emotion: evolutionary, physiologica
Autor Schunk, Dale; Zimmerman, Barry
Título Motivation and self-regulated learning: Theory, re