Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Marisa Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Marisa Carvalho

Carga Horária

Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Desenvolver conhecimentos teóricos e científicos no domínio do desenvolvimento vocacional; Desenvolver competências no âmbito da intervenção vocacional, em diferentes faixas etárias e em diferentes contextos.

Objectivos Específicos

Conhecer o conceito de desenvolvimento vocacional; Conhecer diferentes modelos de intervenção vocacional; Selecionar métodos, técnicas e estratégias de avaliação e de intervenção vocacional; Elaborar projetos de intervenção vocacional, devidamente fundamentados, e adequados a diferentes públicos-alvo e diferentes contextos de intervenção; Treinar competências de consulta psicológica associadas ao processo de intervenção vocacional.

Competências a adquirir

Conhecimentos e competências no âmbito da aplicação da Psicologia Vocacional

Metodologia de Ensino

As aulas serão desenvolvidas com base em exposição de conteúdos, debates entre os estudantes e análise de situações concretas, quer propostas pelo docente quer trazidas pelos próprios estudantes. Nas aulas serão, também, trabalhados e apresentados projetos específicos que tenham na base os conteúdos teóricos trabalhados.

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento vocacional ao longo da vida
1.1. Conceito de desenvolvimento vocacional
1.2. Modelos teóricos explicativos do processo de desenvolvimento vocacional
1.3. Desenvolvimento vocacional na infância, na adolescência e na idade adulta
2. Intervenção vocacional ao longo da vida
2.1. Modelos e tipologias de intervenção vocacional
2.2. Alvos, finalidades, modalidades e estratégias de intervenção vocacional
2.3. Processo e resultados das intervenções vocacionais
3. Práticas integradas e teoricamente sustentadas de intervenção vocacional

Métodos de Avaliação

A avaliação será desenvolvida com base na realização e apresentação de um trabalho/projeto. Os alunos deverão elaborar um projeto de intervenção vocacional a implementar numa situação específica. Este projeto deverá ser apresentado em aula. No caso de reprovação, todos os conteúdos programáticos serão alvo de exame. A classificação final combina o trabalho/projeto (70%) e a respetiva apresentação (30%).

Recursos Didácticos

Livros, Powerpoints, Vídeos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Desenvolvimento vocacional ou de carreira, Intervenção vocacional

Bibliografia Principal

Autor Athanasou, J. ; Esbroeck, R. V.
Título International handbook of career guidance
Editora Springer Science + Business Media B.V
Ano 2008
Autor Taveira, M. C.
Título Estudos de psicologia vocacional
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2011
Autor Taveira, M.C. ; Silva, J. T.
Título Psicologia vocacional. Perspectivas para a interve
Edição 2.ª ed.
Local Coimbra
Editora Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano 2011