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ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Marisa Carvalho
Assistentes: Prof. Doutora Marisa Carvalho
Carga Horária
Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Desenvolver conhecimentos teóricos e científicos no domínio do desenvolvimento vocacional; Desenvolver competências no âmbito da intervenção vocacional, em diferentes faixas etárias e em diferentes contextos.
Objectivos Específicos
Conhecer o conceito de desenvolvimento vocacional; Conhecer diferentes modelos de intervenção vocacional; Selecionar métodos, técnicas e estratégias de avaliação e de intervenção vocacional; Elaborar projetos de intervenção vocacional, devidamente fundamentados, e adequados a diferentes públicos-alvo e diferentes contextos de intervenção; Treinar competências de consulta psicológica associadas ao processo de intervenção vocacional.
Competências a adquirir
Conhecimentos e competências no âmbito da aplicação da Psicologia Vocacional
Metodologia de Ensino
As aulas serão desenvolvidas com base em exposição de conteúdos, debates entre os estudantes e análise de situações concretas, quer propostas pelo docente quer trazidas pelos próprios estudantes. Nas aulas serão, também, trabalhados e apresentados projetos específicos que tenham na base os conteúdos teóricos trabalhados.
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento vocacional ao longo da vida
1.1. Conceito de desenvolvimento vocacional
1.2. Modelos teóricos explicativos do processo de desenvolvimento vocacional
1.3. Desenvolvimento vocacional na infância, na adolescência e na idade adulta
2. Intervenção vocacional ao longo da vida
2.1. Modelos e tipologias de intervenção vocacional
2.2. Alvos, finalidades, modalidades e estratégias de intervenção vocacional
2.3. Processo e resultados das intervenções vocacionais
3. Práticas integradas e teoricamente sustentadas de intervenção vocacional
Métodos de Avaliação
A avaliação será desenvolvida com base na realização e apresentação de um trabalho/projeto. Os alunos deverão elaborar um projeto de intervenção vocacional a implementar numa situação específica. Este projeto deverá ser apresentado em aula. No caso de reprovação, todos os conteúdos programáticos serão alvo de exame. A classificação final combina o trabalho/projeto (70%) e a respetiva apresentação (30%).
Recursos Didácticos
Livros, Powerpoints, Vídeos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Desenvolvimento vocacional ou de carreira, Intervenção vocacional
Bibliografia Principal
Autor | Athanasou, J. ; Esbroeck, R. V. |
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Título | International handbook of career guidance |
Editora | Springer Science + Business Media B.V |
Ano | 2008 |
Autor | Taveira, M. C. |
Título | Estudos de psicologia vocacional |
Local | Coimbra |
Editora | Almedina |
Ano | 2011 |
Autor | Taveira, M.C. ; Silva, J. T. |
Título | Psicologia vocacional. Perspectivas para a interve |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Coimbra |
Editora | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Ano | 2011 |