Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
PSICOLOGIA DA FAMÍLIA - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Conhecer as bases teóricas do pensamento e intervenção sistémicos.
Compreender a família numa perspetiva desenvolvimental, contextualizada pelo ciclo vital da família.
Adquirir ferramentas teóricas e práticas para avaliar o funcionamento familiar.
Objectivos Específicos
Adquirir linguagem e pensamento sistémicos (domínio do triângulo teórico basilar - Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Cibernética e Teoria Pragmática da Comunicação).
Distinguir as características gerais de funcionamento familiar e processos patológicos.
Distinguir diferentes etapas do ciclo vital da família (especificidades/potencialidades/desafios).
Identificar "outras/novas formas” de família.
Utilizar instrumentos de avaliação/intervenção familiar.
Competências a adquirir
Aplicar o corpo teórico da sistémica a famílias/ sistemas reais.
Saber avaliar e analisar o funcionamento familiar.
Reconhecer trajetórias não normativas e/ou patológicas do desenvolvimento/ funcionamento familiar.
Metodologia de Ensino
Para além da apresentação/exposição de conteúdos fundamentais, procurar-se-á criar um contexto de diálogo crítico onde as contribuições dos alunos sejam valorizadas e estes possam assumir um papel ativo na construção dos conhecimentos e da própria aula. Serão realizados diversos exercícios reflexivos de aplicação dos conteúdos teóricos. Fomentar-se-á o trabalho autónomo, a pesquisa e a análise crítica.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos teóricos do pensamento sistémico
1.1. Teoria Geral dos Sistemas (o que são os sistemas?)
1.3. Teoria Cibernética (como funcionam e mudam os sistemas?)
1.3.1. Cibernética de 1ª e de 2ª ordem
1.3.2. Mudança 1 e 2
1.3.3. Visões Múltiplas e Reenquadramento
1.4. Teoria Pragmática da Comunicação Humana
2. O Sistema Familiar
2.1. Definições e conceitos fundamentais do sistema familiar (e.g., estrutura, limites, tempo, processo)
2.2. O ciclo Vital da Família
2.2.1. Formação do casal
2.2.2. Família com filhos pequenos
2.2.3. Família com filhos na escola
2.2.4. Família com filhos adolescentes
2.2.5. Família com filhos adultos (empty nest)
2.3. Variantes da família nuclear intacta
2.3.1. Famílias pós-divórcio
2.3.2. Famílias reconstituídas
2.3.3. Famílias monoparentais
3. Famílias com P.I. violento
4. Famílias com P.I. toxicodependente
5. Instrumentos de avaliação/ intervenção familiar
5.1. Genograma
5.2. Ecomapa
5.3. Mapa de rede
5.4. SCORE-15
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será realizada através de dois momentos de avaliação:
1) trabalho individual - construção e análise do genograma familiar (30%);
2) teste escrito (30%).
O exame final perfaz os restantes 40% da ponderação da nota final.
Recursos Didácticos
Powerpoint, Vídeos, Filmes, Exercícios Práticos, Roleplaying, Bibliografia Relevante.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Contexto, Relação, Complexidade, Família, Desenvolvimento, Avaliação e Intervenção.
Bibliografia Principal
Autor | Alarcão, M. |
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Título | (Des)Equilíbrios familiares: Uma visão sistémica |
Edição | 2ª ed. |
Local | Coimbra |
Editora | Quarteto |
Ano | 2006 |
Autor | Ausloos, G. |
Título | A competência das famílias: tempo, caos e processo |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi |
Ano | 1996 |
Autor | Relvas, A. P. |
Título | O ciclo vital da família: Perspetiva sistémica |
Local | Porto |
Editora | Afrontamento |
Ano | 1996 |
Bibliografia Complementar
Autor | Relvas, A. P. |
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Título | Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a f |
Autor | Relvas, A. P. |
Título | Novas Formas de Família |