Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cristina Azevedo
Assistentes: Prof. Doutora Irene Cadime
Carga Horária
Prática : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Os estudantes deverão conhecer as teorias que servem de referência às práticas, conhecer os marcos evolutivos e normativos que orientam a Educação Especial em Portugal, desenhar e desenvolver planos de avaliação-intervenção de crianças e jovens com n.e.e. de acordo com a literatura e legislação, conhecer dimensões de qualidade dos contextos, compreender a relevância do trabalho colaborativo e saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de crianças e jovens, famílias e profissionais.
Objectivos Específicos
Os estudantes deverão compreender princípios orientadores da Educação Especial, saber avaliar incapacidades de acordo com os qualificadores da CIF, saber intervir na construção e implementação de planos de intervenção educativa, saber aplicar adequadamente medidas de apoio e de diferenciação pedagógica e saber analisar criticamente intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE.
Competências a adquirir
Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, de serviço social, de educação especial, etc.); Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, particularmente junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais; Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas; Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos práticos,
- Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens com NEE,
- Trabalho de campo com visita a UEE,
- Análise e discussão de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. Necessidades educativas especiais e inclusão: percurso teórico-concetual, histórico e legislativo
1.1. Conceitos e fundamentos teóricos
1.2. Da segregação à inclusão
1.2. Enquadramento legal em Portugal
2. Avaliação e intervenção na área das necessidades educativas especiais
2.1. Intervenção Precoce: uma filosofia de intervenção
2.2. A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens (WHO, 2007): quadro de referência e formas de utilização
2.3. Referenciação, desenho e desenvolvimento da avaliação
2.4. Planificação da intervenção educativa
2.5. Diferenciação curricular e respostas educativas
2.6. Temas específicos: Dificuldades de aprendizagem; Surdez; Cegueira e baixa visão; Perturbações do espectro do autismo; Multideficiência.
3. Qualidade em contextos educativos inclusivos: dimensões essenciais
3.1. Variáveis de estrutura
3.2. Variáveis de processo
3.3. Resultados da investigação
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua inclui: (i) um teste escrito; (ii) um portefólio entregue por escrito com compoente teórico-prática (análise de artigos e reflexão crítica do trabalho de campo) (iii) e a participação em aula, considerando a relevância do seu contributo para a situação de ensino-aprendizagem. Avaliação de acordo com o Regulamento em vigor nos 2ºs Ciclos da Universidade Lusíada.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos, vídeos e documentos de referenciação, desenho e desenvolvimento da avaliação de NEE
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Psicológicas
Psicologia
Psicologia da Educação
Bibliografia Principal
Autor | CORREIA, Luís de Miranda |
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Título | Inclusão e necessidades educativas especiais – um |
Edição | 2ª ed. |
Local | Porto |
Editora | Porto Editora |
Ano | 2013 |
Autor | Direção Geral de Inovação e do Desenvolvimento Cur |
Título | Educação Especial: Manual de Apoio à Prática. |
Local | Lisboa |
Editora | Ministério da Educação |
Ano | 2008 |
Autor | BAIRRÃO, Joaquim (Coord.) |
Título | Os alunos com necessidades educativas especiais: s |
Local | Lisboa |
Editora | Edição do Conselho Nacional de Educação - Ministér |
Ano | 1998 |
Bibliografia Complementar
Autor | WANG, Margaret C., REYNOLDS, Maynard C. & WALBERG, |
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Título | Handbook of special education: research and practi |
Autor | MADUREIRA, Isabel Pizarro & LEITE, Teresa |
Título | Necessidades educativas especiais. |